O ETERNO RETORNO
Com grande alegria recebi o convite do amigo Tonho, para acompanhá-lo com Martinha sua neta, um menino e uma menina, ao centro da cidade.
Eles estavam fazendo um trabalho escolar sobre artistas anônimos, e camelôs.
Vimos todo tipo de meios de se ganhar a vida, artistas capoeiristas, cantores de vários tipos, malandros usando os truques de bolinha ou carta de baralhos.
Vendedores de medicamentos milagrosos, cheios de bom humor com shows cômicos.
Camelôs hábeis fazendo demonstrações de seus produtos.
Após caminharmos bastante, sentamos nas escadas da igreja da Sé.
À nossa frente um senhor de aparência humilde, bem mal vestido, com cabelos e barbas grandes, conversava em voz alta, parecendo meio louco ou dopado.
Corria atrás de alguns passantes com intenção de assustar, depois ria a valer, com os sustos das pessoas.
Alguns policiais assistiam a cena, tranqüilos, sabia que se tratava de uma pessoa com as faculdades mentais alteradas, pessoa inofensiva.
Os Transeuntes comentavam: _ Este homem deveria estar no hospício. –
Ele começou a fazer círculos imaginários no chão e correr atrás de algumas pombas, depois dava gargalhadas dizendo: _ Não adianta fugir... É preciso voltar aqui de novo... –
Em determinado momento, correu em nossa direção, quando viu que não nos assustamos, em gargalhadas apontou para o Tonho e pronunciou:
_ Ah!... Você sabe a verdade... Conhece a lei... Tudo volta...
Tudo retorna... Tudo se repete... Tudo... Tudo.. . Tudo...
Foi se afastando, continuou com suas brincadeiras de assustar os transeuntes.
Intrigado, perguntei ao meu amigo: _ Do que ele esta falando?
Que lei é esta? –
Tonho sorrindo falou com voz calma e tranqüila.
_ Este Senhor apresentando problemas mentais, fala da lei do eterno retorno, uma das leis mecânicas da natureza.
Realmente tudo volta ao ponto de partida, A Lua, a terra, o sol, as estrelas, os dias, as noites, as estações, a própria semente que germina, se transforma em arvore dá o fruto depois volta para a sua origem, a terra.
Enfim todo o processo volta a repetir.
Porém este Senhor está falando desta lei dentro de nós, sendo espiritualista ou não, acreditando ou não, retornamos para repetir os mesmos acontecimentos.
Por isso é normal que de vez em quando temos a sensação, que determinado fato já vivenciamos.
Se prestarmos atenção em nossas vidas veremos que muitas coisas se repetem.
Há casos de seres humanos saberem em detalhes os acontecimentos futuros em relação a si mesmos, na maioria das vezes não é uma premonição, são apenas lembranças de situações que já vivenciaram, no inconsciente sabem que serão repetidas.
Infelizmente repetimos e repetimos... –
Diante do nosso silêncio o amigo continuou explicando:
_ Por exemplo... o aqui agora, é uma repetição do passado em outras vivencias nossas...
Hoje explico o que entendo, em outras etapas estava aprendendo... Enfim os acontecimentos se repetem com a soma dos efeitos das nossas ações... –
Martinha muito compenetrada na conversa perguntou:
_ Vovô, Então o retorno é bom ou ruim?...
Ele respondeu: _ Na verdade o retorno é benéfico em termos de aprendizado, é verdadeira benção em oportunidade de reparar os erros.
Mas ele se torna um mal, porque vai se avolumando com os efeitos geralmente negativos de nossas ações. -
O garoto que nos acompanhava entrou na conversa perguntando:
_ Como sair disso? É preciso superar uma lei Divina?
Tonho sorriu feliz com o interesse dos jovens, explanou:
_ Sim é necessário “transcender” esta lei. A Divina providência criou leis imutáveis e perfeitas para comandar os cosmos.
Todavia para adquirir o comando sobre nós mesmos, é preciso identificá-las dentro do nosso interior e comandá-las totalmente.
Mudar as atitudes negativas em positivas.
Afinal o Divino Mestre dizia: “ Vós sois Deuses”...
O Tonho vendo que algumas pessoas curiosas se aglomeravam com sua palavra, pediu para irmos embora.
Surgiram dento de mim muitas indagações.
Senti que no momento precisava entender este ensinamento.
No nosso retorno à nossa casa.
Dentro do metrô em silêncio, refleti em muitos fatos que se repetiam em minha vida.