Era uma vez um verão,na Era do Rádio!

A chuva cai fria e forte,bate nas janelas e na porta como um convidado inconveniente. Sem trégua! Já são três dias em que o sol tenta varar o paredão cinza-escuro das nuvens, sem chance. Já é inverno por aqui...

A noite se torna mais longa, continuando até metade das manhãs.

O véu de água continua a verter. E o frio transformou toda a paisagem para onde olho...Nem lembra os dias em que o verão visitou a cidade!

Dá saudade do seu calor,de sua luz. (Por que não nasci no Nordeste?)

O doce e quente despertar,jogando as poucas cobertas ou lençol para o alto,suor de corpo se dirigindo ao banho com toda a disposição.

Há...e o som do verão!

Chiados de cigarra entre o farfalhar das folhas,quando o vento refresca a pele,depois do almoço....nada me lembra mais o som do verão que isto!

Era o que ouvia deitada de barriga para baixo,para aliviar o calor,no chão de taboão encerado da minha casa há muitos anos atrás!

Tão quentes e madorrentos eram os inícios de tardes,o suor amainado pelo carinho da brisa,que entrava e saia por janelas sempre abertas e portas escancaradas para facilitar seu caminho...

Meu verão tinha ainda o som baixinho do radinho da minha avó.

De manhã acordava com a voz retumbante de Omar Cardoso,e seu afirmativo"Bom dia,bom dia meeessmo!!"Ninguém saia sem ouvir seu horóscopo!

E nas tardes,minha avó tinha sua "siesta"embaladinha por músicas que iam de Dalva de Oliveira "Bandeira branca,amoorr!",boleros apaixonados

com juras de amor tão doces como "..e contigo aprendi,que eu nasci no dia em que te conheci!" com Altemar Dutra , até Luís Airão e sua "Você veio buscar lã e saiu tosquiada,Ovelhinha da manhã,sou o Lobo da madrugada!",que ela acompanhava cantando e dançando!.

Minha avó era eclética!

Ai!Meu verão de muitos sonhares,que saudades!

E de onde no chão de madeira minha alma voava alto,tão alto que nem sentia quando o sono chegava,tão embriagada por imagens de um país de alegria,de feitos fabulosos, e sem censura,onde era "proibido proibir".

Lembro de uma tarde quente em que despertei com uma borboletinha amarela pousando no meu nariz! No susto,ela voou,mas senti como se ela tivesse carimbado felicidade na minha pele,tão gostoso foi o encontro

,tornado inesquecível pelo pequeno gesto do inseto!Passei o dia sorrindo lembrando do fato!

Sem rádio,neste inverno,hoje ouço MP3! Prazer de ouvido,solitário.

Só assim escuto Beatles,Chico,Caetano,Djavan,por conta...

A chuva lá fora e o frio do inverno na minha cidade,perdeu força e importância.Tentando esquecer do frio,trouxe à tona o toque da borboleta,as cores das folhas, e as frutas do meu pátio que o vento morno sacudia antes de entrar na minha casa e diminuir o calor.

E ainda lembrando do romantismo,da complexidade e da intensidade

das letras das músicas que minha avó ouvia,tão diferentes das tolices

e absurdos que ouvimos nos rádios e vemos nos programas de tv

acompanhados de coreografia indecente,mas que rendem e vendem milhares de CDs hoje em dia...

Me dou por conta que o verão já,já está de volta.

Só nunca mais voltou a minha amiga borboleta...

Será que volta a "boa" Era do Rádio?

*As queridas Ângela Gurgel,Zélia Freire,Lu Santos,Nena Medeiros,Kalena,Lu Genovez e demais amigos do Recanto (estou tentando voltar aos pouquinhos!)Beijos no coração de todos e todas!

Brigeth
Enviado por Brigeth em 14/07/2010
Código do texto: T2377806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.