AS CHARGES

Uma de minhas leituras diárias na internet são as charges. Sempre me fascinou a maneira que um chargista consegue, em um quadrinho contendo poucos traços, com uma pequena ou na maioria das vezes sem nenhuma legenda, nos transmitir uma situação completa. Por vezes de maneira hilariante sobre uma situação séria, nos deixando entrever ângulos que uma reportagem de meia página não conseguiria descrever. Os políticos então temem um bom profissional dessa área.

Durante a copa sobrou para todos os lados, jogadores, juízes, cartolas, com grande destaque para o polvo Paul e o Dunga. Os que causam tragédias também não são poupados, como no caso do goleiro Bruno, e logo vem aí uma nova e boa safra: campanha eleitoral.

Como sempre gostei de, com bom humor, dar uns pitacos na vida alheia, tive o prazer de ver publicadas em um jornal de vasta circulação aqui do sul, com desenhos do Sampaulo, um dos grandes chargistas gaúchos, que não tive o prazer de conhecer pessoalmente, pois partiu antes do combinado, quatro colaborações minhas, as quais se encontram devidamente emolduradas em minha casa.

Na noite do lançamento do plano real, consegui através do Neltair Rebes Abreu, o Santiago, amigo, conterrâneo e premiadíssimo cartunista, o telefone do Sampaulo. Liguei, declinei uma rápida identificação e já fui perguntando:

- O Sr. que é bem informado, poderia me dizer se amanhã iremos preencher nossos cheques escrevendo quatro reais e vinte e cinco plebeus?

Não me respondeu, deu uma sonora gargalhada e desligou o telefone.

Para minha surpresa na manhã do dia seguinte, 30 de julho de 1993, na página três do diário em que ele desenhava, estava um trabalho mais ou menos assim:

Vindos pela rua: na frente um popular, bem vestido, careca e com o nariz empinado, seguido de quatro reis, cada qual com o seu manto, coroa e cetro, e por último um grupo de pessoas barbudas e cabisbaixas.

Na calçada oposta dois indivíduos, um gordo e um magro, sendo que o primeiro está dizendo:

_... ele vai pagá uma conta de 4 reais e vinte e cinco plebeus...!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Paulo Sampaio, Sampaulo, onde estiveres, grato por haver permitido meu nome junto ao seu.

Para quem gosta: acharge.com.br – diariamente estão ali as charges dos principais jornais do país.