'Dolores Duran'
A década de 1950 se findava e com ela, a triste notícia da morte de Adileia Silva da Rocha que, com apenas 29 anos de idade, deixaria uma lacuna muito sentida no universo da música popular brasileira.
Falar de Adileia, nome incomum para um artista que na efemeridade de seu sucesso nos leva à pessoa de Dolores Duran e suas músicas de versos românticos, associados às dores da paixão e do amor.
Nascida aos 07 de junho de 1930, teve sua carreira artística iniciada ainda muito cedo e já aos dez anos de idade, conquistou o primeiro prêmio no programa 'Calouros em Desfile' de Ary Barroso.
Perdeu o seu pai muito cedo - aos doze anos de idade - e, por conta desta precoce responsabilidade, teve de trabalhar para a manutenção de sua familia, apresentando-se em programas de calouros e como radioatriz nas rádios cariocas e, aos dezesseis anos, adotou o nome artístico de 'Dolores Duran'.
Sua estréia musical em discos gravados deu-se no ano de 1952 e teve como parceiros os compositores Roberto Faissal, Billy Blanco, Ismael Neto, Fernando Lobo - pai de Edu Lobo de 'Arrastão' - Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Compôs a letra de 'Por Causa de Você', para a música de Vinicius e Tom, além de muitas de sua própria autoria.
Quem não se lembra de 'Estrada do Sol', cantada por Agostinho dos Santos e tema do filme 'Orfeu do Carnaval'? E de 'Ternura Antiga', que Roberto Carlos emprestou sua voz e uma bela musicalidade?
Nora Ney, Maysa - 'A Noite do Meu Bem' -, Angela Maria dentre outros também interpretaram o amor e a saudade dos versos de Dolores Duran.
Sua vida amorosa também teve uma trajetória conturbada, primeiro com João Donato, compositor de 'A Paz', com Gilberto Gil. Neste rápido romance, o então jovem João Donato sofreu as pressões familiares que eram contrárias à união dos dois. Mais tarde, casa-se Dolores Duran com Macedo Neto para desquitarem-se tres anos depois.
Por conta de uma gravidez tubária que lhe acometeu de esterelidade materna, perdeu o feto e, por conta da grande vontade de ser mãe, adota uma menina orfã de pai e mãe.
A adoção da pequena Maria Fernanda deu-se quando ainda era casada com Macedo Neto que, mesmo depois de separado de Dolores, registrou-a em seu nome.
Na madrugada de 24 de outubro de 1959, depois de um show na boate 'Little Club', Dolores sai com amigos para um festa e só retorna para sua casa por volta das sete horas da manhã. Recepcionada pela empregada, abraça e dedica muitos e longos carinhos à pequena Maria Fernanda, que já contava com tres anos de idade e, em tom de brincadeira alertou sua empregada: 'Não me acorde. Estou cansada. Vou dormir até morrer'. Em seu quarto, sofreu um infarto fulminante que lhe tirou a vida, prematuramente. A causa mortis foi detectada pelo uso excessivo de barbitúricos e álcool.
Em rápida trajetória artística, compôs os mais lindos versos da canções que hoje lembramos nas vozes de vários artistas, deixando para o limiar de sua existência o que de melhor a sua inspiração nos contemplou. Alguns destes versos, inéditos à época, foram resgatados por outros artistas, musicados e lançados no mercado.