COPA 2010 - COPA DAS SURPRESAS- ESPANHA GRANDE CAMPEÃ!

SELEÇÃO ESPANHOLA - PRIMEIRO TÍTULO MUNDIAL – FINALMENTE VENCEU O FUTEBOL!PARABÉNS À COLONIA ESPANHOLA NO BRASIL!

Agora com praticamente todos os tabus quebrados, nesta copa das surpresas, pois desde 1978 com a final da copa do mundo na Argentina entre a seleção da Argentina e Holanda, que não se via uma final inédita, ou seja, sem a participação das seleções já pertencentes ao clube das campeãs mundiais, a saber:Brasil, Itália, Alemanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra e a França. Agora o G 7 passa para G 8 dando as boas vindas ao grupo para a nova campeã, a Espanha.

Como eu já havia mencionado nas crônicas anteriores sobre as quebras de tabus, Brasil e Espanha passam a ser os únicos países a vencerem copa do mundo com suas seleções de futebol fora dos seus respectivos continentes; O Brasil fora das Américas, ou seja: uma no continente europeu e outra no continente asiático; e, a Espanha a vencer a primeira copa realizada no continente africano.

Além de serem as únicas seleções a vencerem fora dos seus respectivos continentes, elas também passam a ser as únicas seleções campeãs que, ainda não venceram copas jogando em casa. E este é ainda o único tabu mais importante a ser quebrado, principalmente pela seleção brasileira que, jogará em casa em 2014. Tá na hora Brasil, não podemos repetir 1950!

A FIFA arrecadou aproximadamente, dois bilhões e quinhentos milhões de dólares nesta copa da África. Existe uma máxima de que, eventos como o da copa do mundo, sempre beneficiam os países sede. Nas periferias das grandes cidades da África do Sul, pelo o que vimos em reportagens, não houve benefício algum para a população. E isso, com certeza, poderá ocorrer no Brasil. Os benefícios serão feitos apenas na geografia da copa, como: estádios, aeroportos, hotéis, vias de acesso, toda uma infra estrutura para o cenário da copa. Gastar-se-ão muitos bilhões de reais, entre gastos e desvios, certamente que sim e, muitas empresas lucrarão bastante; a FIFA como sempre, lucrará bastante e, depois, deixará para trás um país com os mesmos problemas de estruturas sociais gravíssimas para serem resolvidas. E se não formos campeões, o sentimento será mais desastroso ainda.

Precisamos fiscalizar com todo o carinho tudo o que será feito neste nosso Brasil, para que possamos fazer uma copa do mundo com êxito e, exigirmos que o Brasil não seja apenas o país só para uma copa do mundo,mas que paralelamente a ela existe uma país que precisa continuar andando para frente , que não poderá estacionar em função de uma copa que só acontecerá daqui a quatro anos. O país não pode parar! Os problemas precisam ser resolvidos! O país precisa continuar a marchar para o futuro!

(*)O FUTEBOL NÃO É TUDO! MAS É TAMBÉM UMA COISA BOA QUE UNE OS POVOS E OS SENTIMENTOS! JÁ VIVEMOS POR CINCO VEZES A ALEGRIA VIVIDA AGORA PELA ESPANHA,UM PAÍS RACISTA, MAS COM SENTIMENTOS NA ALMA QUANDO SE TRATA DE FUTEBOL E,A ALEGRIA HOJE É TODA DELA.

PARABÉNS ESPANHA!E QUE VENHA 2014!

(*)Grafado em maiúsculo para lembrar que, na Espanha muitos jogadores brasileiros atuam por lá; mas que alguns turistas brasileiros sofreram sérias discriminações também por lá e, como o Apartheid está sendo deletado da sociedade da Africa do Sul que, fez uma linda copa do mundo,e a Espanha venceu esta copa,coroando esse novo símbolo mundial, é bom a Espanha repensar essa questão racial entre povos,principalmente o brasileiro,cujo Brasil sempre abriu os braços para receber a todos.

É um desabafo do Aristórbio.