Copa do Mundo

Deu Espanha! Merecidamente a equipe catalã bateu a Holanda na final da Copa do Mundo de 2010. A Fúria é a melhor equipe do mundo na atualidade. Tem uma base de jogadores que atuam juntos no Barcelona, oriundos da seleção amadora da Espanha. Possuem um toque de bola envolvente, um time envolto de craques, um bom goleiro e um sofisticado banco de reservas. Entra para o seleto clube das seleções campeãs da Copa do Mundo, junto com Argentina, Brasil, Alemanha, Itália, França, Inglaterra e Uruguai.

Já a Holanda amarga mais um vice campeonato, o terceiro na história. Caiu, mas caiu em pé. Jogou, a Holanda, um futebol eficiente, aguerrido, duro. Entrou nessa Copa para ganhar. Tinha também um bom time, alguns craques e uma fome intensa por vitória. Estava invicta há dois anos, venceu todos os jogos das eliminatórias e só havia ganhado nos seis jogos até aqui. Foi amargo.

A Copa do Mundo na África do Sul foi grandiosa, com bons jogos e cheia de emoções. Foi uma copa popular. Envolveu mulheres, crianças, homens e idosos. Todos torceram. Todos palpitaram. Teve Shakira, Mandela e Reis. Teve Mick Jagger. Teve apelo de paz, igualdade de raças, união eterna entre brancos e negros. Alguns erros de arbitragem a deixaram ainda mais bela, mais discutida, mas futebol é assim, pra muitos, pra poucos.

Pra mim, Sneidjer é o craque da Copa, Cassilas o melhor goleiro, Muller a revelação e a África do Sul a seleção mais popular.

Vai deixar saudade, até 2014.