Empatia.

Uma sensibilidade mais aguçada, que faz com que nos coloquemos, em muitos momentos no lugar daqueles que amamos e também daqueles que, de uma certa forma, nos são adversos.

Muitas vezes nos identificamos com o que o outro esta sentindo, pelo simples fato de ser bem nosso conhecido aquele sentimento, quer seja de amor, quer seja de ódio. A empatia é o sentir o que o outro esta sentindo.

A dor de alguém que amamos muito, pode nos afetar de tal forma que passamos a sentir a mesma dor e muitas vezes, se não formos vigilantes, sucumbirmos juntos.

O ódio que faz morada em alguns corações, pode também, se formos simpáticos ao sentimento, nos magoar.

Mas a base da empatia é a autuconsciência, ou seja, o conhecimento das nossas próprias emoções, e é este conhecimento que nos auxiliará a perceber as emoções e os sentimentos daqueles com quem convivemos diáriamente.

A necessidade de olhar os outro com bondade, tentar entender, através dos seus gestos e palavras o que se passa no seu interior, imaginar como agiríamos se estivessemos em seu lugar.

É um exercício bem difícil este, pois temos que renunciar a nós mesmos e ver e sentir com os olhos da alma.

Pela nossa condição egoísta, ainda não conseguimos fazer isto. Sofrer, não é o que queremos e costumamos dizer : -"Por que só eu tenho que enxergar o sofrimento dele?"

Só esquecemos de uma coisa, se enxergamos é porque nos foi dada a oportunidade de auxiliar e se nos omitirmos...

Quando chegar a nossa vez de precisar de um amigo que nos entenda, que nos abrace, que nos ame. Como será?

Malene
Enviado por Malene em 10/09/2006
Reeditado em 10/09/2006
Código do texto: T236975