HA TEMPO DE COMEÇAR E TEMPO DE PARAR
Uma amiga mandou-me uma mensagem muito bonita atraves de e-mail.
Não consigo abrir todas que me enviam.
Ainda bem que essa abri.
A mensagem continha duas colocações preciosas, as quais sempre intuitivamente apliquei em minha vida.
Uma dizia: "Toda vez que voce iniciar algo, é o momento certo"
Sempre acreditei nisso, repito para mim mesma, que tudo teve inicio seja o que for, trabalho, amizade, doença, união, separação, morte, etc.... quando o momento certo surgiu.
A segunda frase dizia: "Quando algo termina, era o momento"
Para mim perfeita a colocação, pois não creio que as situações de nossa existencia sejam para todo o sempre.
Pois, fazemos parte de uma humanidade em estado de evolução permanente, e de um planeta tambem em transformação.
Como poderia eu querer que os quadros em minha vida, nunca se alterassem.
Acredito que me transformo a cada dia.
Me acrescento e me subtraio a cada minuto.
Me desconstruo e me construo a cada hora.
E acho natural que nesse caminhar outros horizontes vão surgindo, deixando para tras, os que ontem preenchiam meus dias.
Guardando sempre as ricas lições que colhi de cada caminho.
Creio piamente que ha tempo de começar e tempo de parar, seja o que for em nossa existencia.
Acho importante, e isso tenho como usual ao começar algo, observo minhas possibilidades, e depois me entrego inteira para a nova empreitada.
Ao ter fim seja o que for em minha vida, nunca deixo de analisar, o que consegui realizar, onde me sai bem, o que podia ter feito melhor, ou de outra maneira.
Nessas analises procuro ser o mais "Fiel possivel a mim mesma" como o Mestre ja recomendou.
E assim vou caminhando, abrindo portas novas sempre que posso em minha caminhada.
Acreditando profundamente que so começamos algo quando estamos prontos para faze-lo.
Mesmo que a empreitada as vezes pareça grande demais.
Anos atras eu estava em um posto de muita responsabilidade, dentro de um trabalho voluntario.
E levei a frente um sonho de edificar um "Centro Comunitário."
Confesso que desde a aquisição do lote de mais de dois mil metros, ate a construção e conclusão da obra de mais de mil e quinhentos metros.
A luta foi imensa, muitas e muitas noites passei insone.
Preocupações de toda ordem, onde iria buscar recursos para despesas tão grande ?
Tambem existia dentro do proprio grupo que formavamos, alguns que foram contrarios a realização do "Centro Comunitário."
Uns por achar o sonho irrealizavel.
Outros por achar o lugar, distante e perigoso.
Havia ainda os que eram contra, sem nem saber porque, mas eram.
Sei que a luta durou anos, e foi imensa.
Ate que o projeto fosse definido, a construção fosse iniciada e concluida, foi um tempo de muito suor e lagrimas.
Mas também de muitas alegrias e vitorias.
Quando consegui ver a obra pronta, e ja com consultorio dentário em funcionamento.
Salas com curso de ingles, ioga, aulas de informatica, cozinha industrial montada, oferecendo alem de refeiçoes aos necessitados, o desejo de ensina-los a aproveitar os alimentos com saude, em aulas basicas de nutrição.
Foi um grande sonho, que amadureceu e teve iniciou quando era o tempo certo.
Que foi concluido tambem no tempo devido.
Quando chegou a hora eu, desse grupo me retirei.
Com o coração pacificado, com a alma a cantar um hino de felicidade de paz interior.
Sentindo que a missão ali fora cumprida e acabara.
Certa de que era o meu momento de bater em retirada.
Foram mais de tres lustros dedicados a essa Instituição, que me ofereceu ensejo de muito aprendizado e crescimento.
Mas havia chegado o tempo de parar.
Eu creio que as situações em nossa vida sejam como o fruto de uma arvore.
Se colhido verdolengo demais, quer dizer antes da hora, apodrece sem proveito.
Também se ali ficar mais que o tempo devido, passa do ponto, cai ao chão, e não é aproveitado como deveria ser.
Portanto sem duvida confio: "Que ha tempo de começar e tempo de parar"