AS CHUTEIRAS DE OURO

Eu vou trocar uma idéia com você, mas antes vou fazer o melhor café da região. Dúvida? Primeiramente é só achar onde guardam o pó, sabe como é cada um o coloca num lugar diferente, principalmente no domingo. Haja paciência! Achei o perdido, vamos lá! Primeiro, água fervente, num minuto, calma já vai, pronto, borbulhou tá quente, e não esquece a medida, uma xícara de pó, três de água, uma de açúcar e o aroma dos deuses já permeia por aqui. Ah! E não esquece o coador de pano.

Uma xícara e hum, hum, hum que delicia esse café é gol, já estou confundindo as coisas, mas também pudera em época de copa de mundo é futebol o dia inteiro. Se não fica bom, sobra na garrafa, se ficar ruim, o que vai ter de palpite não tá no “gibi”, e vão falar faltou açúcar, pó e até água, ou - ainda bem que o pó não é meu. – desse jeito não casa nunca. E por ai afora, e para não ter polêmica a receita ta ai ó, o importante é o café e seus minutos de observação e de prosa, afinal o fogão a panela o pó e a disposição para fazer são únicos, agora para bebericar aparece gente de todo lado é só sentir o cheiro.

E isso me lembra futebol, agora você fica se perguntando, aonde essa prosa vai dar e o que café tem a ver com futebol? E eu te digo, tudo! Uns tem disposição de bater uma bola só no domingo, outros só aparecem na comemoração, curtindo com as caras “dos bolas murchas”, como se eles tivessem jogado. Fora os que mexem só os dedos no controle remoto da TV e a boca pra dar palpite, são todos técnicos, especialistas, locutores e principalmente chuteiras de ouro. Sentadões no sofá realizam gols fantásticos em ângulos perfeitos.

O importante é a polêmica pra conversa, o tal do ti-ti-ti prazeroso, mas colocar um chip dentro da bola e outro no gol, para ajudar a arbitragem é de mais. Afinal o árbitro faz parte ou não do jogo? Que olhe então e apite, esse é seu serviço, fique de olho, afinal é o único em campo que possui dois ajudantes, que são os bandeirinhas. Se não em breve todos e tudo vai estar monitorado eletronicamente. Que joguem e nos dêem o prazer de assistir a um futebol arte e com muitos gols, ou assunto em volta de uma xícara de café numa roda de bate-papo.

06/07/10