HOMENAGEM A UMA JOVEM

Engana-se quem pensa que só os velhos são sábios.

Hoje me dei conta que um jovem pode carregar em si valores que, muitas vezes, são atribuídos somente aos mais velhos.

Quantas vezes ouvimos: “ele é jovem! Com o tempo aprende!” Será?

Uma jovem linda. Flor exuberante. Energia exalando por todos os poros. Entusiasmo na alma. Expectativa e sonhos que encantam. E uma sensibilidade que extasia e brilha.

Uma jovem que estudou, e hoje, sai todas as manhãs para o trabalho. Não para, simplesmente, cumprir uma obrigação. Sai com o orgulho e uma altivez soberana e digna.

Uma jovem que não tem medo de largar todos os seus amigos, uma roda de conversas extrovertidas e agradáveis, e ir almoçar com um colega de serviço bem mais velho do que ela. Pra que? Pra conversar, para falar e para ouvir.

Uma jovem que numa sexta feira, com a vida agitando lá fora e com várias opções de “baladas” fica em casa, recolhida, em oração, pela dor de ter sua vózinha no hospital. Uma jovem que tem seus olhos marejados de lágrimas ao ver o próximo ser agredido, de ver injustiças, de ouvir sobre preconceitos.

Uma jovem que se irrita e se posiciona quando vê um colega desrespeitando alguém, que, para a maioria, já está ultrapassado e que dizem: “...ele já não devia estar aposentado?”

Um jovem que numa oportunidade rara no trabalho, ao invés de ir para um site de relacionamento ou outro qualquer, pára, por alguns instantes e se dedica a escutar um Padre na internet e compartilha suas mensagens de fé com os amigos.

Um jovem que namora, que fica, que ama, que ri, que deseja, que sai do convencional, que sonha, que aventura, que ousa, mas sobretudo tem a sensibilidade e a grandeza de um comportamento ético.

De abrir um sorriso para os mais velhos e de dizer que precisa conversar com eles. Que naquele momento precisa de uma opinião, de um conselho... Que sabe compartilhar sua juventude, sua alegria e sua força em troca de uma palavra num momento alegre ou triste.

De mandar uma mensagem num final de domingo para um amigo e entre esses está alguém que é ou poderia ser sua mãe, ou avó....

Que não se preocupa em ser visto ao lado de quem quer que seja desde que ela queira.

Acreditem! Essa jovem existe e pode ensinar e motivar tanto quanto um ancião.

Enganam-se os que acham que só os eruditos são sábios.

Essa jovem que hoje reverencio tem a sabedoria da verdade, pois me devolveu a crença, a fé e a esperança de que nem tudo não está perdido.

Inspirada nela deixo uma frase de Fernando Pessoa: “

“É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.

É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se, fazendo nada até o final.

Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.

Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver.”

Claralice
Enviado por Claralice em 10/07/2010
Reeditado em 01/10/2020
Código do texto: T2368980
Classificação de conteúdo: seguro