BOTA SEM MEDIR...
Passei a minha infância dividida entre fazenda de meu avô materno e o armazém de meus pais, comumente chamado de bolicho, lá no interior de Santiago (RS). Isso ali pelo fim da década de quarenta, no tempo em que as distâncias eram percorridas em léguas, para saber o peso do um saco de farinha usava-se as arrobas e para medir algumas mercadorias, tipo as cordas de sisal ou os laços, eram usadas as braças. Calculava-se a riqueza de um fazendeiro pela quantia de quadras de sesmarias de campos que ele possuía.
Os domingos era dia que aumentava muito o movimento da freguesia, alguns para tomar mate, e botar a conversa em dia, outros para fazerem as compras propriamente ditas. Entre esses domingueiros era freqüentador assíduo um negro, cujo nome não me veio a memória. Era retaco, media entorno de um metro sessenta e cinco de altura, ombros largos, já com os cabelos embranquecidos pela idade, mais ou menos uns 70 anos, filho de escravos, nunca usara calçados, fazendo com que seus pés ficassem enormes, como aqueles das pinturas de Portinari.
Por ser analfabeto, trazia sempre uma lista de compras, feita por uma das gêmeas, as quais eram suas patroas. Vestia-se de forma diferente dos demais, de sua cintura pendia uma bainha medindo mais ou menos cinqüenta centímetros de comprimento, contendo o que parecia ser um facão antigo, coisa pouco usada pelos gaúchos. Depois de separado o seu pedido, aproximava-se do balcão e batendo sobre ele com a palma da mão, pedia em voz alta:
- Protásio me bota um trago de canha !!!
De imediato, e ostensivamente puxava o facão, tentando assustar quem estava no seu lado e não o conhecia bem, pois da arma só sobrara o cabo e um toco da lâmina, no restante da bainha estavam suas moedas, as quais ele fazia questão de espalhar sobre as tábuas do balcão para que meu pai retirasse o valor correspondente ao aperitivo, pois nosso amigo não conhecia o valor do dinheiro.
Já com o copo e o garrafão na mão, pronto para servir a cachaça, o balconista ouvia a última solicitação:
- Mas bota sem medir que eu pago sem contar.
Obs: Léguas: 7,5 Km
Arrobas: 15 Kg
Braças: medida igual a 2,2 metros.
Quadra de sesmaria: 86,7 hectares.