Amor impossível
Cada um tem pra si, uma definição do que pode ser chamado de AMOR IMPOSSIVEL... impossível de acontecer, de viver, de ser feliz... impossível de qualquer coisa. Certo é que, como tantas outras definições na vida, essa também é subjetiva.
Acredito que há duas possibilidades para que se possa afirmar que um amor é impossível. Ou ele é casado, ou é apaixonado - por outra mulher. De qualquer forma, tem outra mulher. É simples assim. Tem outra no coração dele que, aliás, ela está na cabeça, na alma, na unha, no... corpo e, ponto. Ele só pensa nela o tempo todo! Consegue justificar até certas atitudes nada nobres da moça que ele diz não amar, numa evidência clara de que o amor é mesmo cego. Pior que o bicho é tão turrão que nega... e nega com veemência!
É como o pai que pega o filho em flagrante fumando e indignado diz: - Você fumando?! E vem a resposta: - Tá louco, pai!
Pois é. Nega igual que nem. Nega pra Deus, pro mundo e pra si mesmo que ama a tal moça... Tá bom. Só o universo sabe disso.
Ele ainda vive escrevendo poesias lindas pra ela! Vez por outra eu escorrego e leio. Que nojo! Hoje, meu estômago ficou do lado do avesso e, aposto que amanheço o dia com o corpo coberto de pereba - logo pereba?! Eu nem fico com ciúmes porque, com sinceridade, nem de poesia eu gosto. De repente, percebi como é besta esse negócio de... poesia.
Agora, é muita zica se apaixonar por um homem casado que, por sua vez, é apaixonado por outra mulher, que não a esposa dele. Difícil de entender, pior de se explicar. Zica é pouco. Mas tinha que ser por um homem complicado?
Na verdade, o único amor impossível é aquele que não é correspondido. E não há botão mágico que se aperte pra fazê-lo desistir de existir! Parece que tem vida própria esse trem! O integrante da alma que a gente passa o dia e passa a noite tentando arrancar e não consegue. O arroubo que nos acomete e não sabemos como nos livrar dele, assim é o dito amor impossível.
Amores acabam todos os dias, mas, o amor impossível parece impossível de se acabar! E são tantos os sinais que indicam que a gente deve se afastar, mas, muitas vezes sequer nos damos conta de que estão acontecendo. Há de se tomar cuidado quando começa a surgir a cobrança, a indiferença, a falta de carinho, a falta de cumplicidade, os diálogos tornam-se escassos, a intolerância dá lugar a animosidades, os momentos a sós já não são tão bem-vindos como eram antes, e as desculpas estão presentes com freqüência, o sorriso não encanta, o cheiro não atrai, o fascínio acabou: é quando cresce no jardim do relacionamento de um casal uma erva daninha chamada Tédio.
Devemos ficar atentas a cada detalhe: se ele ainda dá aquele beijinho de ‘oi amor’ ou o de ‘boa noite querida’; se ele ainda sabe o quanto é bom estarem abraçados; se ele, vez por outra, leva o café da manhã na cama; se vocês dão-se as mãos pra passear; se ainda curtem fazer coisas juntos – além de fazer amor, é claro! Hummm! Tão gostoso encostar os lábios nos lábios do ser amado e murmurar: Eu te amo... Bom também é aterrissar, botar os pés no chão, tomar um banho e ir dormir!
São José dos Campos, 08 de julho de 2010