CRÔNICA – A propaganda para 2014

 

            Hoje, assim de surpresa, vi na SKY, cujo grupo (GLOBO) é aliado do presidente da República, uma programação ao vivo, diretamente da África para o mundo, inclusive com a presença do dirigente máximo da FIFA e da CBF, dando conta do que será a realização da próxima Copa do Mundo aqui no Brasil. Tinha apresentadores oficiais, e até conjunto musicais, uma beleza.

            Não quero nem me ater a tudo o que falaram, mas apenas à logomarca que fora criada para representar a competição (várias mãos, uma em cima da outra, em forma da taça, como que querendo dizer solidariedade, 'tentando retirar o dinheiro que estaqria dentro da bola' e com o ano 2014 impresso). Não sei se houve competição a nível nacional para a essa escolha, pelo menos eu não a vi. Entretanto, da mascote a ser escolhida já observei algumas enquetes na internet, ao que me parece todas se referindo a animais, como abaixo:

Um leão bem robusto, por causa dos impostos que o brasileiro deverá pagar por causa da realização do evento;

Um simpático bicho-preguiça, em homenagem ao ritmo lento-quase-parado das obras nos estádios até agora;

Um papagaio, pelas repetidas promessas - já descumpridas - de que não haverá verba pública para as obras nos estádios;

Uma enorme baleia jubarte, pelo peso que a seleção carregará para o campo, com obrigação de ser hexa diante de sua torcida;

Uma lula falante, tributo ao presidente, que já inclui a Copa de 2014 entre as realizações do seu governo;

Um mico-leão-dourado, pela imagem negativa que o Brasil terá de amargar caso a Copa não dê certo.

Confesso que fiquei impressionado com a ideia da LULA FALANTE, opção quinta, pois será quase impossível representar num objeto tão pequenino tudo de grande safadeza que se realizara no governo do PT, salvo se colocarem um penico cheio de detritos (desculpem o termo), porque até agora, com algumas exceções, só fizera merda, pelo menos em termos de escândalos, dos quais todos nós já estamos cheios.

            Imaginem que já querem incluir a Copa de 2014 como realização deste governo! Minha gente, onde é que nós estamos, pelo amor de Deus, quanta sem-vergonheza junta. O pior de tudo é que nunca se viu tanta propaganda oficial para um evento que virá somente daqui a quatro anos, isso se eles cumprirem os compromissos exigidos pela FIFA, o que vai ser difícil, pois com os estádios que temos não haverá condições nem de uma competição interna em que o pior time do mundo, o ÍBIS, daqui do Recife, possa disputar.

            Olha, as despesas com essa programação de uma hora, ao vivo, devem ter sido demasiadamente grande, até porque o Lula estava lá, pronto para falar, e falara, pois isso é o que ele mais adora, dizer besteira aonde quer que esteja...preferi desligar a televisão e não perder meu tempo com enroladas e mentiras, até porque logo imaginei que ele iria creditar a copa também a dona Dilma, que é uma espécie de mera ventríloquo oficial do governo que aí está.

            Tenho pena dos pobres brasileiros, inclusive de mim mesmo, porque já estamos sendo catequizados no sentido de que seremos os campeões de 2014, não vai dar pra ninguém, um queijo, uma apanha e uma entrega. Sei não, mas quando aqui se jogava muito futebol, em 1950, por exemplo, em pleno Maracanã, diante demais de 200 mil pessoas, jogando apenas pelo empate, fizemos o primeiro gol e fomos eliminados, pois perdêramos para os uruguaios por doía a um. Li tanto sobre essa Copa que até hoje escalo a nossa seleção: Barbosa, Augusto e Juvenal, Bauer, Danilo e Bigode, Maneca (depois Friaça), Zizinho, Ademir, Jair e Chico. Era praticamente todo o time do Vasco da Gama.

            O Ademir era pernambucano, jogara aqui no Sport Recife e foi artilheiro daquela competição. Olha, foi uma desgraça, uma vergonha para o nosso país, muita gente morreu do coração, outros ficaram com taquicardia e já devem estar noutro mundo. Naquela época a propaganda, a mídia já fazia das suas, os nossos eram os melhores do mundo, e até produtos diversos das indústrias com os nomes de nossos jogadores já se encontravam prestes a serem lançados no mercado.

            Salvo se providências sérias foram tomadas aqui pelos nossos dirigentes, não acredito ganharemos copa alguma, inclusive essa, com a qual já estão gastando o dinheiro do cidadão brasileiro. Mas dois anos antes teremos a Copa das Confederações, em 2012, também no Brasil, e logo depois virão os Jogos Olímpicos de 2016. Para um país pobre são muitos eventos mundiais em tão curto tempo...

            Quebrei minha palavra, porquanto não pretendia mais falar nesse negócio de Copa antes de chegada a hora, mas devo estar aprendendo a ser sacana como tanta gente que comanda o país!

Em Tempo: Leiam a manchete da GLOBO.COM:

Romário: 'Parreira e Felipão passam pela cabeça de Ricardo Teixeira'.

Vou ficando por aqui.

Um abraço.

Sem revisão de texto.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 08/07/2010
Reeditado em 08/07/2010
Código do texto: T2366165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.