O sucesso está na cabeça
- “Desejo ser uma pessoa de sucesso”!
Essa era uma frase em moda entre os estudantes de meu tempo. O que seria isso?
Anos atrás ouvi de uma supervisora de vendas que ter sucesso seria vender tanto que poderia comprar um iate em um ou dois anos. Isso é sucesso?
Um grupo de alunos em um ponto de ônibus conversava elogiando um colega que tinha muitas namoradas. Entre os amigos era bem sucedido. Isso é sucesso?
Um empresário, reclamando de suas preocupações e responsabilidades, dizia que bem sucedido estava quem estivesse bem empregado, deixando as principais preocupações para o dono da empresa.
Desde a mais tenra infância eu ansiava por ter tranqüilidade. Isso seria para mim o máximo em realização. Temia a fase em que se tem que escolher uma profissão. Temia a fase em que deveria levar um namoro mais à sério, para escolher aquele que seria meu companheiro em horas difíceis. Temia a fase em que meus pais precisassem de mim por doença e velhice. Temia, por fim, minha própria velhice. Venci meus medos um de cada vez.
Todos vivemos etapa por etapa e se fizermos da melhor maneira que conhecemos, por certo teremos feito com sucesso. Dar tudo de si num empreendimento, nem que seja ao preparar um bolo ou construir um grande edifício, indo fundo “de cabeça”, seu resultado será um sucesso. Faça com desprezo e má vontade, sem espírito empreendedor e tudo irá por água a baixo.
Pessoa tranqüila, ciente que fez o melhor, deu o que podia, repassou seu conhecimento com dedicação, tem uma visão abrangente do mundo e pessoas ao seu redor, mesmo sem iate ou muitas/os namoradas/os com certeza é uma pessoa de sucesso.