A VERDADEIRA REDE

Imagem: o Poeta Alfred Asís, Cônsul de Poetas del Mundo, organizador da mostra sobre Pablo neruda, em versos .



A verdadeira REDE

Agradeço à Malu Mourão, sempre generosa em divulgar o que lhe envio, o repasse abaixo . Leiam e participem.

Quem enviou, quando recebeu minha chamada de repasse ao Poeta Alfred Asís que convocou a que mandassem poemas sobre Neruda, pode enviar -me seu texto participante do projeto, que o publicarei. Poetas verdadeiros pertencem a um mundo mais solidário, em que não se morre, não enquanto os versos e poemário forem lidos, mostrados, interpretados, declamados.Poetas devem ser pela paz -da interna à mundial- pela harmonia e "um por todos, todos por um"!.
Por isso, temos repetiido "UBUNTU"-a palavra africana , cujo verbete a coloca similar a "Nenhum homem é uma Ilha". No mundo hodierno, as pessoas de Bem estão voltadas para o coletivo, seja socilamente, seja culturalmente.
Agreguemo-nos, para não sucumbirmos, para nos fortalecermos: vozes em uníssono são mais ouvidas.
E louvemos os poetas que partiram...antes de nós! Que sejam lembrados para sempre.

Pablo Neruda sempre foi um poeta que todos conhecem , ou querem conhecer mais e amam.Poetas Latino americanos devem estar unidos , ter sua poesia divulgada, traduzida, conhecida.

Para tal, coloco mesmo às ordens o blog, para que tenhamos pontos de referências e durante todo o meu tempo disponível, repasso o que me chega : textos, notícias, chamadas, releases.

Mesmo sofrendo às vezes a ação de hackers e pessoas de má fé, sempre recomeçarei meu trabalho, que considero, sagrado, consagrado aos deuses da Confraternidade.Se as tempestades derrubam um ninho, o pássaro sempre recomeçará e um dia, os ovos postos, eclodirão em novas vidas, na multiplicação.

Tenho pena ou vergonha porque alguns, são malévolos, tecem intrigas, perplexos porque os do Bem , apenas fremem e voam, enquanto os egocentrados, esforçam-se muito e nem sempre logram êxito.Sim , é preciso crer no velho ditado:"A União faz a Força".Lei natural.Os plagiadores , que tolos:gastam tempo copiando,em vez de criar e nada se aproxima do gozo da criação . Da conclusão de um trabalho pessoal , visceral, nosso. Dar à luz um poema, um conto, é qual parir um filho.Homens e mulheres se igualam nessa gestação do verbo que permite o parto do texto. Mas isso vale para artistas também.Os que copiam, frustram-se consigo mesmos:querem coisa pior que não poder acreditar em seu próprio potencial? E agora, é muito mais fácil, nessa aldeia global de redes, detectar o plagiador. Há os que se dizem poetas e que nem escrevem Poesia .Que escrevem versos duros à força do plágio disfarçado.Há os que assinam textos alheios.Há quem coloque renomados autores na assinatura do que escreve- mas estilos são inequivocos.Quem lê, sabe.E que pais dariam seus filhos , de bom grado, para usarem o nome alheio? A adoção teria de ter um motivo de vida ou morte. Pseudônimos são alteregos.Já foram usados pela humanidade por segurança em momentos políticos pesados, por exemplo.Ou em questões de gênero, outrora: mulheres, para ter direito de escrever, pintar, usaram nomes masculinos.  geirge sand, por exemplo.Mas os motivos, os meios, justificam as finalidades."Os fins justificam os meios", explicava-se então.
Mas isso é outra história!

Fernando Pessoa viveu múltiplos poetas dentro de si e os externou com heterônomos.Todos em simbiose com ele mesmo, tudo criado, nada calcado em outras pessoas que não as muitas que eram ele mesmo.Já se explicou por reencarnação, por doença mental, que importa?O genio era visceramente ele mesmo e por isso, não foi esquecido.


Perguntam-me o que ganho com tanto trabalho.Faço-o graciosamente, porque o quero.Gosto de divulgar, trocar, somar.

E deveriam envergonhar-se os que , por inveja , por preguiça, seja qual for o motivo, tentam diluir um trabalho contínuo e oferecido gratuitamente, há anos. Tenho a alegria de ver que fiz escola:muitos , hoje, descentraram o olhar dos próprios umbigos e já divulgam seus pares, outros poetas, conhecidos ou desconhecidos.A bandeira da Solidariedade deve tremular no coração dos poetas.

Sou representante do Movimento Cultural aBrace , onde o lema é "Solidariedade entre os criadores".Por isso, afiliei-me ao forte e belo grupo , que represento aqui em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.Sou Patroness da AVSPE, onde tenho um site de muito bom gosto, convidada por Efigênia Coutinho, que ainda me apresenta em seu blog .Da AVSPE são repassados eficientemente, os textos enviados, temos a garantia da divulgação .

Escrevo no Caderno Virtual da Edit.Pragmatha, um trabalho clean, perfeito e gratuito, coordenado pela Sandra Veroneze.E onde os autores são tratados com presteza e respeito, como se fossem clientes de uma grande conta e não pudessem ser perdidos.

Em Natal/RN, fui conhecer a Sociedade dos Poetas Vivos, à qual pertenço (membro correspondente) e foi um prazer ver poetas reunidos para dizerem poemas, cantarem, SEREM.Todos nós precisamos de um espaço para SER e ESTAR, é o lema de meu site do escritor. Pertenço à ALPAS XXI, desde 2001, ao virARTE e à CAPORI-estando com um pé em plagas gaúchas e estreitando os laços.Estou na APPERJ- e na Bienal do Livro de 2010, foi no estande da Oficina Editora que meus livros O Sono das Fadas e Erotíssima foram lançados.Por motivos de falta de saúde, à época, não compareci, mas Brenda Mars e Bilá Bernardes, lançaram meus livros, leram poemas e história para criança-e todos os que foram de Belo Horizonte e Luciana Tannus, de Aracaju-lá estiveram , também por mim.Nos primórdios de minha estada na Internet, fui acolhida, com a publicação de prosa, poemas e biografia, no Jornal de Poesia/Revista Agulha .

Leila Miccolis e Uhracy Faustino abriram-me um espaço próprio , dentro do grande e útil, premiado portal Blocos on Line.Em Portugal, estou na Varanda das Estrelícias , do luso Joaquim Evónio, já visitante do Brasil e que faz a ponte Portugal/Brasil e para a qula, chamei vários poetas.Aliás, chamo ao coletivo, mas somente alguns fremem as asas e levantam vôo.Há os desconfiados, os indiferentes...e agora, no N-Lusofonia, que a nordestina Ceicinha Câmara põe às ordens de portugueses e brasileiros, sempre sou atendida, trocando noticias com ela - que acaba de ser convidada para a Academia de Letras de sua cidade, Ceará Mirim (RN) , correspondente em terras lusas.

O site Direito e Poesia de Aracaju/Sergipe, com o qual eu colaborava feliz,um dia, para minha surpresa, anunciou-me que ali criara uma antologia minha...E lá estou, em coleção de poemas  ...

Há quem até divulgue, mas depois que quase não há tempo para a pessoa concorrer, participar - claro depois de haver concorrido.O fato de se repassar oportunidades não significa prejuízo pessoal: sempre digo que quando concorremos, o trabalho tem de ser original, nosso;depois, ser belo, de acordo com as normas especificadas.E então, entra o fato sorte:o jurado que ler, terá de, ele próprio, gostar.

Quando fui prêmio ex-Aequo, nos Jogos Florais do Algarve, em Portugal,entrava na Internet há pouco, mandei o regulamento para muita gente, mas não tantos quantos hoje o receberiam , pois não conhecia muitos internautas, então...Ainda clinicava e um dia saí do consultório, escrevi o conto, e meu marido foi ao correio para mim, quase à hora de fechar a agência.Na data limite para envio.
Um belo dia, chegou-me a comunicação de primeiro lugar.Pode haver alegria maior? Não sendo vaidosa, sinto alegria-e orgulho por representar meu país.

Everi Carrara, do Jornal Telescópio e eu , temos um forte laço de trocas pela Internet.,Ele, como eu, é do Movimento Cultural aBrace. Jaak Bosmans indicou-me para a Universidade Planetária do Futuro, onde a presidente, Ana Felix Garjan, nomeou-me Diretora de Divulgação e Curadora de arte.Depos nos indicou para Personalidades do Ano.O poeta Jaak, pai das poemagens, representou-me na solenidade. Ou seja, mesmo sem estar de corpo presente, podemos ser presentes, pela força da cordifraternidade.

Iara Abreu, generosa, talentosa, ilustra nossos poemas e os agrega à sua exposição ASPECTOS URBANOS.Neste Belô Poético, lá estaremos, para todos nos verem , através de nossos poemas iustrados por ela.A abertura será dia 15, durante o coquetel, na capital mineira.

Na AVBL, tenho por patrono um poeta que fez a Catequese Poética brasileira, tirando a poesia do interior, das gavetas e cadenos e levando-a a praça Pública, ao corpoema(camisetas), ao poema-objeto (hoje, comuns a ponto de terem perdido a paternidade)  . E quando fiz meu recital nas Terças Poéticas, e o homenageei, a Casa do poeta Lindolf Bell, em Timbó, onde ele nasceu, um Centro de Memória, mandou-me folhetos com poemas , e lá comprei camisetas, livros...Ali, na AVBL, tenho os e-books feitos na versão de Maria Inês Simões.Na Vila das Artes, tenho dezenove e-books dos vinte e um feitos pelo Baçan, uma pessoa que antes de ganhar dinheiro, pensa na Cultura e nos privilegia, ele próprio recordista de e-books, em espantoso número, bom poeta-trovador e prosador.Divulgo tudo que chega a mim , do InBrasCi, da qual sou Diretora regional aqui em BH.Sou Vice Presidente do Imersão Latina, onde a presidente, Brenda Marques Pena e eu, colocamos espaços à disposição dos latinoamericanos.

Sou divulgada no Jornal Aldrava -de papel e virtual.Estou nas redes aBrace, Portal dos Ilustradores, Coro Coletivo, Lagoa do nado e outros mais. Cultura não é ficar em gavetas nem debaixo da cama nem dentro do coração apenas.Necessita de expansão,para que a Memória aconteça. Mas gosto de , em vez de ficar sozinha comigo mesmo, repartir com os demais a ambrosia e o maná de nossa vocação.

Por esses dias, fui convidada por Daufen Bach, para estar na Revista BIOGRAFIA.E ele já escreveu dizendo que posso enviar mais trabalhos.Que vai incluir agora dezenas de autores de outros países mais.Luciana Tannus, de Sergipe, soma comigo.Deth HaaK, Ademar Macedo, Gislaine canaoes, A.A.de Assis, José Ouverney, Douglas Lara, Anibal Albuquerque, Neuza Ladeira, Claudio Márcio Barbosa, Ricardo Evangelista, tantos outros a mais, e falarei a repeito de todos esses "tecedores", aos poucos, suas qualidades, generosidade, talentos...Essa, a verdadeira teia.Se temos defeitos humanos, como qualquer pessoa, pelo menos, nos orgulhamos de dois parãmetros:somos os verdadeiros autores de nossos produtos literários e artísticos e somos do BEM.

As Revista Guatá (Foz do Iguaçu) , Nota Independente, A Cigarra, hospedam meus textos, intercambiam comigo os demais autores-e os divulgo.

Terezinka Pereira , dos estados Unidos, mineira e tal, manda-me via Correio seus textos e de outros autores da IWA.Ontem, chegou-me, pelo meu aniversário, um poema escrito para mim.Ela manda de vez em quando um e-mail:Clevane, preciso do e-mail de fulano, dados de Beltrano, comunicamos as passagens dos poetas, fazemos memoriais.E nem nos conhecemos pessoalmente, conforme a maioria das pessoas citadas. Ela brinca que pirateia textos-apenas para nos divulgar, reenviando-os para vários outros autores.

Lu Peçanha iustra meus poemas com fotografias ou eu poematizo os delas com minha nuances em versos. Marco Llobus faz meus posteres-poemas -inclusive o Graal Feminino Plural- fui convidada a expô-lo em Tiradentes, agora em julho, no festival de gastronomia que privilegiará a mulher.

Por que lhe s conto isso? Sei que faltam muitos nomes de pessoas maravilhosas, que intercambiam comigo, mas sei que me perdoarão as não citas:ficaria muito extenso o que escrevam e , sabem  que sempre , em oportunidades diversas, são lembrados por mim.É que há uns meses, alguém apagou todos os meus textos no    "Mural dos escritores".Depois, um de meus blog do Google, sumiu. Sem maiores explicações.Quem queria me prejudicar, acabou prejudicando centenas de autores, pois eu, além de ter arquivos e imprimir tudo que publico, tenho espaços no Brasil e fora dele.Gastarão muito tempo tentando me atrapalhar e será em vão, porque eu, não páro.Mas pelo bem comum .Tudo é publicado em antologias, sites, blogs, jornais e revistas virtuais.

Uma pessoa - que às vezes manda e-mails anônimos envolvendo outros nomes , esquecendo que o Google tem a opção "FROM", onde o nome do remetente aparece claramente ...- está sendo rastreada.A verdade, sempre aparece.Por que ela não usa o tempo-e esse importante aliado que herdamos do Universo - para criar as próprias coisas, espaços, textos, eventos?...Caso de psiquiatria!

Outra pessoa , teceu uma rede de inverdades, mas como a verdade sempre aparece, acabou qual gato que se esconde, mas a cauda fica visível.Arre, que canseira, hem?
E não pensem que meu estilo calmo de ser , vai fazer -me ficar calada para sempre. Apenas herdei a paciência das aranhas cujas aparentemente frágeis teias, são fortíssimas.Porque naturais!

Se pensarmos que quem tenta diluir amizades porque alguém menos avisado se deixa enganar, sempre acaba por escorregar e ou tropeçar nas próprias pernas, basta-me aguardar um pouco mais.Sou do time das legendas benéficas.E nada me atinge , porque sempre recomeçarei.

Que suma um blog.Eu mesma, recomeçarei sempre e tenho tudo guardado.Quem perde tempo prejudicando de graça, tecendo a trama da insensatez, pode morrer...de inveja.A felicidade e a alegria do Outro , às vezes afogam o proprio invejoso.Já o altruísta, flutua à toa.Ou voa.

Por isso, reativei meu blog em meu domínio Clevane Pessoa.net, do Site do escritor.No Recanto das Letras, temos uma boa equipe zelando por nossos interesses. Reativado, tenho a alegria de ali encontrar todos os meus textos, o marcador-e já começam a retornar os leitores, aparecerem outros. Ali, tenho muitos leitores e os textos estão sob Cretive Commons: tudo pode ser divulgado.

Mas não deve ser plagiado.Tenho pena dos que são tão incompetentes.Prefiro um único verso genuíno de amor de apaixonado , um risco criativo num papel, a qualquer roubo mais elaborado, suado na tentativa de camuflagem.Coisa mais feia, diria minha avó honestíssima.Se é que existe superlativo para ser honesto:ou se é, ou não.Em qualquer grau de ação ou pensamento.


A mostra sobre Pablo Neruda começou dia 03 de julho, na casa do Poeta Alfred Asís, Cônsul de Poetas del Mundo ,que fica, exatamente em frente à Casa de Pablo Neruda, hoje um Museu vivo de sua presença eterna.
Publicarei as fotos da mostra.E vejam , abaixo, o que nos diz o dinâmico divulgador e ativista cultural.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes