O HOMEM QUE CAIU DE QUATRO...

Logo que o Brasil perdeu o jogo para a Holanda, na Copa do Mundo em andamento, o povo brasileiro sentiu aquele frio na espinha, considerando que acompanhar a competição sem o Brasil ficou o mesmo que ver a Fórmula 01 (sem a presença de Airton Senna), posto que a presença de atual piloto (Felipe Massa), ainda não conseguiu preencher a nossa frustração.

Entretanto, um dia depois, aconteceria um fato que fez com que a 'ferida' cicatrizasse como um raio, já que acompanhamos a derrota humilhante da Argentina para os Alemães, através do olhar perdido do fanfarrão Maradona. Evidente que não foi a derrota dos correntinos que nos entusiamou e nos tirou da ressaca da derrota para a Holanda. O que mais empolgou o brasileiro foi ver aquele que se intitulava poderoso (como um Deus), com cara de derrotado, amargando algo que jamais imaginou, pois considerava o seu time mais poderoso que o Sol ou do que a Lua.

A nossa caminhada aqui na terra é um constante aviso para que possamos evoluir como ser humano. A primeira das virtudes que um homem célebre deve demonstrar é a capacidade para ser humilde, mesmo ante o seu tamanho no que diz respeito à grandeza individual. Quem consegue ser celebridade e ao mesmo tempo não entender a dimensão do seu tamanho como homem é porque acumula no seu espírito um dos valores essenciais para a evolução.

Não entendo como o Maradona já tenha sentido tantos 'baques' da vida e ainda não tenha entendido que só poderá ser grande quando sair da redoma da arrogância e da prepotência - sempre achando que ele é maior que os outros - para ingressar num mundo real que possa lhe premiar pelos seus feitos e não pelas suas manifestações egoísticas. Às vezes ele chegou a fazer blasfêmias com o nome de Deus, fazendo comparações impróprias com magnitude do Ser Supremo.

Maradona teve a pior das derrotas. Aquela que julgava não acontecer, porque sempre achou seu time imbatível. Um elenco de futebol não se resume à finidades e a gestos de cortesia de um jogador com o outro. Esse gesto, que também é salutar na vida dos homens, é importante, mas não é tudo. O ideal seria que Maradona passasse para o mundo todo que também era dócil com os irmãos do mundo, independente de não nascerem na terra dos correntinos. Ninguém pode se julgar acima dos outros, sem que para isso encontre no seu caminho a maior das dificuldades; que é amargar a derrota e ainda trazer sobre si um grande dose de satisfação, já que não semeou ingrediente importante no mundo das celebridades que é a simpatia.

O curioso é que Maradona já caiu algumas vezes. Conseguiu se levantar, porque o povo argentino sempre o acolheu de braços abertos, desprezando as coisas ruins que ele fez a si próprio. Entretanto, caberia ao próprio Maradona aprender com seus erros. O que se espera neste momento é que ele - desta vez - consiga estabelecer um limite para a sua prepotência, para que as energias positivas possam andar junto com ele. De pouco adiantou carregar a simpatia do povo Argentino se o resto do mundo queria a sua bancarrota!

Eu mesmo não me senti bem em torcedor contra um País por causa de um único homem. Entretanto, essas sensações são próprias do ser humano. Nós escolhemos a quem gostamos. E isso só ocorre porque a pessoa (celebridade ou não) é quem se encarrega de semear sua imagem. Quem semeia ignorância não pode colher simpatia. Rogo que isso seja um aprendizado e que doravante Maradona repense na sua imagem como ser humano e não só como ídolo, para que passe para o mundo que mudou para melhor e não para pior como demonstrou ao mundo como técnico da seleção Argentina.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 05/07/2010
Código do texto: T2359320