Nordestinos: Os aborígines brasileiros???
Há tempos atrás estava a assistir o programa show do milhão do SBT, quando em uma das questões, o participante viu-se envergonhado e meio sem jeito de não saber responder
Uma simples pergunta: Em que região fica o estado do Maranhão? Como lhe restava uma última saída, para salvar-lhe de tamanho constrangimento, além de evitar que perdesse uma quantia considerável de dinheiro, eis que surgem os super-heróis “universitários” para socorrê-lo. Afinal, era uma pergunta infantil e seria impensável, inaceitável imaginar outra resposta que não fosse nordeste. Mas, pasmem os senhores!!! Aconteceu. Por unanimidade os três universitários responderam região norte. Como um quase nordestino que sou (sou brasiliense, mas moro em Natal desde 1980) , senti-me como um aborígine. Para os que não sabem, aborígines são povos que habitam a região nordeste (por coincidência nossa) da Austrália. Vivem inclusos, alheios à civilização, introspectivos. Porém, são inteligentes, capazes de preservar uma cultura há mais de 60 mil anos, inventores do bumerangue e outros artefatos que conhecemos. Não que o nordestino seja incluso ou alheio à civilização, mas é como tratassem-nos assim. Afinal, é inconcebível que existam universitários no Brasil que não saibam onde fica o estado do Maranhão. Ou será que eles também não sabem quem foram e quem são os nordestinos: Castro Alves, Jorge Amado, José de Alencar, Caetano Veloso, Nísia Floresta, o grande Rui Barbosa, Zé Ramalho, Raul Seixas, Elba Ramalho, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Betânia, Câmara Cascudo, Ariano Suassuna, etc, etc e tal???... Entretanto,por via das dúvidas, é melhor nem perguntar.