CRÔNICA – Uma pena!
Foto de Dunga e Jorginho - fonte: Google
Uma pena não, duas. Primeira a desclassificação do escrete brasileiro da Copa do Mundo da África do Sul; depois, porque este pobre escritor já vinha prevendo essa debacle de há muito tempo, e na crônica do dia 01.07.2010, véspera do jogo com a Holanda, foi bastante claro quando disse: A Holanda preocupa; todavia, essa pouca foi lida pelos internautas que entram no recanto das letras.
Tudo que escrevi aconteceu. Agora o Dunga, fugindo dos jornalistas, entrega ao Jorginho a missão de ser entrevistado. E ele disse que os jogadores deram tudo de si, que a preparação foi excelente e que o próximo técnico vai encontrar um plantel praticamente estruturado. Essa é boa demais. O próximo treinador deve abolir essa seleção por completo e convocar gente nova, e até acho que ao presidente da república cabe entrar na questão: Fazer uma lei em que se proíba a venda de atletas para o exterior com menos de trinta anos de idade, desde que o interessado tenha condições de, ouvido o treinador, ser convocado para vestir a camisa canarinha, e isso é fácil de fazer.
Então o Jorginho ao chegar ao aeroporto falara alto e bom som: “Não nos arrependemos de nada”. Claro que um bem-aventurado desse não tem nada do que se arrepender porque durante quatro anos, ganhando o dinheiro do povo brasileiro miserável, na base de cem mil reais por mês, afora as mordomias, deve estar com sua conta bancária recheada de dinheiro, e até pode ser em bancos estrangeiros. Pra mim isso é um furto, pois se ele de nada se arrepende, nós ficamos aqui sofrendo as humilhações que nos proporcionaram grande dor física e moral.
Olha, gente, não é a primeira vez que convocam e levam atletas sem as mínimas condições físicas, machucados até. Vejam quanta mentira, quanta palhaçada, eis que os médicos da seleção afirmavam todos os dias que o grupo não tinha problema de contusão, todos estavam aptos para jogar. Ontem, lendo os jornais, me deparei com uma manchete que o médico RUNCO (melhor que fosse junco) dissera que Kaká estava atuando com apenas 85% de sua capacidade! Durma-se com um negócio desses. Não creio que estivesse com cinquenta por cento!
Ora, se os melhores do mundo (?) deram tudo o que poderiam e não ganharam nada, nem ao menos ficaram para as finais isso quer dizer que apenas são apelidados de “maiores do mundo”, porque na prática nada fizeram para confirmar essa puxada de saco da mídia brasileira. E se a comissão técnica dera tudo (como, se nunca foram treinadores de piroca alguma?) então é porque não sabe nada de futebol.
Melhor prevenir do que remediar, evitar que o Lula venha a público falar mais uma besteira, qual seja a de que absolveu o Dunga. Ele deveria ter ido ao aeroporto receber os atletas ou mesmo exigir, como na viagem à África, que todos fossem ao palácio para receber as boas vindas. Lula é uma pessoa que só se acostuma com vitórias, não admite derrotas e nem sombras que ameacem a tomada do poder.
Só jumentos não entendem que esses jogadores que vão para o exterior têm seu dia a dia filmado, seus jogos gravados e assim sabem de cor e salteado quais as jogadas que serão capazes de fazer. Daí fica fácil a marcação, a anulação dos nossos melhores e até nos derrotar como vem acontecendo ultimamente.
Vejam o caso do Messi. Só sabe jogar puxando a bola para o lado esquerdo. Não precisa entender de jogo para saber que um marcador perto dele não o deixará jogar, pois se caranguejo anda pra trás esse bom jogador anda pro lado esquerdo e só isso.
Agora, vamos respeitar o Maradona: Sabendo que a Argentina jamais poderia ser campeã, até porque de treinamento nada entende, prometeu tirar a roupa em plena Buenos Aires se fosse campeão do mundo. Acertou em cheio, embora muita gente tenha ficado doidinha para ver aquele descarado desfilando nuzinho na capital portenha.
Fico por aqui, porque se falar mais vou terminar chamando muita gente de fdp.
Sem revisão, um abraço.