Como a edelweiss exotica, rebenta alva e veludosa na serrania alpina, desafiando a aridez gelida do terreno e as vergastadas da neve violenta, na alma humana permanecem sentimentos bons e nobres, destruindo a serie infinita de elementos contrarios, materiais, desagregadores e maus, que matam as crenças e destroem as ilusões consoladoras. Um deles é a fé; esse facho sublime que ainda subsiste em nós. Que seria dos mortais, sem o apoio reconfortante da fé?

O mundo tornar-se-ia um imenso cáos; o numero de ceticos e revoltados seria incontavel. Mas esse sustentaculo que emana de Deus, nos enche de resignação, para enfrentar todas as vicissitudes que se nos deparam, tirando a coragem e enchendo de desalento, os corações fracos e sensiveis. Quem se arrima nos braços verdes da fé, tem em si um manancial inesgotavel de energias; nunca poderá combalir, mesmo sob as mais cruciantes formas do sofrimento. Confiança, pois, e tudo será aplanado e resolvido, num milagre grandioso, que conduz as almas ao verdadeiro roteiro, ao roteiro traçado por Deus. Esse Deus bom e angelico; o expoente maximo da humildade e da resignação. Ele nos deu as maiores provas de santa paciencia e sublime amor. A sua imagem devemos nos conduzir, imitando-lhe as lições ricas em desprendimentos e sacrificios. Seguindo a trilha traçada pelo meigo Nazareno, venceremos na luta titanica contra os sentimentos exaltados que nos assoberbam e tomam de assalto nossa alma, ameaçando-a de enfraquecimentos e revoltas.

Sejamos fortes, dignos e elevados, com os olhos fitos no céu e a alma cheia de fé, o sustentaculo poderoso da esperança. Sem a fé impossivel existir a esperança e sem esta, que será da alma e do coração da humanidade?