DE OLHOS BEM ABERTOS

O andar exige o enxergar. Jesus disse que um cego não pode guiar outro cego, porque a conseqüência é o cair. Passam pelas mãos dos ortopedistas centenas de pessoas que não enxergaram e caíram, machucando ou lesionando os ossos. Portanto é preciso ter uma visão clara daquilo que Deus quer que trilhemos na vida diária.

Tenho visto muitas pessoas com os “ossos da alma”, quebrados, por causa da trave que não os deixou ver.

Mateus é o Evangelho que aborda a cegueira nas coisas espirituais. O evangelista diz que Jesus curou dois cegos, pois eles gritavam: “Tem compaixão de nós, filho de Davi” (Mt 9.27). Jesus manda anunciar a João Batista que os cegos vêem. (Mt 11.5). Jesus adverte que a cúpula dos anciãos (líderes religiosos judeus), é cega e guia outros cegos, (Mt 15.14). A Jesus eram trazidos cegos, que eram curados (Mt 15.30). Jesus no templo em Jerusalém chamou os cegos e os curou. (Mt 21.14). Por fim Jesus censura os escribas e fariseus por serem eles cegos, (Mt 23.16,17,26).

O que o evangelista chama a atenção quando aborda a cegueira como anormalidade? A ênfase é ver, é necessário ver. O cego (que em Mateus são dois) precisa ver, por isso pede misericórdia. Aos líderes judeus diz que são cegos e guia uma multidão que irá ferir-se, urge ver.

Ver conforme Deus vê. Eis o desafio da vida! Temos a tendência de observar o errado, o argueiro no olho alheio chama a atenção. Porque temos dificuldades de olhar o nosso interior. É desconfortável observar as nossas mazelas de alma! Como é difícil confrontar e fazer calar, sossegar a alma com as suas paixões e defesas. Despertar a alma para o crescimento, para o diálogo com o divino é abrir os olhos, enfim é ver.

Jesus chamou os escribas e fariseus de cegos porque eles estavam vendo o errado. Valorizar o ouro do santuário é para almas cegas. Almas, que na cegueira vê o valor do ouro, mas não vê o valor do Santuário.

Vivemos na era do estereótipo. Conhecemos pessoas pelos seus “modelitos”, último lançamento. Demônios bem trajados são recebidos com pompa de anjo, porque olhamos para os ornamentos e a caiação, “por fora se mostram belo”; “Mas por dentro... Imundícia” (Mt 23.27).

Para caminhar é preciso enxergar a estrada de Deus que é perfeita. Jesus disse que somos o ponto de convergência dos olhos, disse que somos luz do mundo.