DE SALTO BAIXO...VOLTANDO PARA CASA...

MERA OPINIÃO

Futebol é uma arte desportiva, e eu entendo que, para interagirmos emocionalmente com qualquer comunicado da arte, não precisamos ser "expert" nas técnicas do assunto...tampouco ser artistas.

Basta focarmos o olhar para o espetáculo apresentado e as sensações se comunicarão espontaneamente entre os observadores e os interlocutores da sua arte, porque emoção é intuitiva e inata.

E é baseada nessa assertiva, e arriscadamente na qualidade de MULHER, leiga expectadora da Copa Mundial de Futebol de dois mil e dez, que venho nessa minha crônica, na verdade mais um ensaio, lamentar a saída do nosso país da competição, quando ontem a Holanda nos mandou para casa depois da ocorrência de algumas fatalidades no segundo tempo do jogo, segundo os grandes entendedores e debatedores do assunto.

Porém, quem seguiu alguns dos meus textos sobre minhas primeiras impressões da atuação da nossa seleção, percebeu que eu estava deveras preocupada...e um tanto incrédula, até.

Confesso que não entendo a nossa triste saída da copa como fatalidade, posto que fatídico seria se sair duma copa depois de apresentar uma brilhante ATUAÇÃO em campo, durante os jogos que se seguiram.

O primeiro tempo do jogo, na minha opinião o único momento em que o Brasil jogou algo parecido com seu futebol histórico, não justificaria tanto otimismo dos altos saltos de sempre.

Não falo aqui do trabalho da equipe, no qual acredito que de fato tenha sido sério e árduo. Não foco culpa individual alguma.Culpo o contexto todo!

Mas opinando como quem está apenas do do lado de "fora" a esperar por um bom jogo, digo que a nossa estreia no campeonato já nos predizia que corríamos um grande risco de sair precocemente.

O time me deixou estupefata!

Uma seleção de grandes craques, que se mostrava com um futebol franzino, pouco criativo, moroso, desconectado, pouco emocionante, na paradoxalmente sempre tão esperada equipe, sempre favorita ao título, talvez tida como a melhor do mundo (até pelo próprio mundo!) posto que somos os únicos pentacampeões da modalidade desportiva.

Podia-se perceber o que escrevo quando a própria Holanda não acreditava que havia nos colocado para fora, e acredito que não pela atuação desde o início, mas pela nossa história.

Mas é bom que se diga que ninguém e absolutamente nada nessa vida sobrevive e progride de "passados" de glórias!

Há que se inovar nos "presentes" para que se vislumbre melhores futuros, e vejo que o nosso futebol pentacampeão , esse que timidamente volta para casa meio opaco, é um bom exemplo do que escrevo.

Percebo também que nossos craques são muito super valorizados no nosso meio. São idolatrados! Uma idolatria que nitidamente se percebia desmascarada quando a bola rolava pelo campo.

Senti vontade de escrever sobre o assunto principalmente depois que, eliminados da copa, assisti ao EMOCIONANTE jogo de GANA VERSUS URUGUAI.

NÃO ME ATERIA EM COMENTAR SE O JOGO DE GANA FOI TECNICAMENTE PERFEITO, PORQUE NÃO SEI SOBRE O ASSUNTO.

Porém, como MERA telespectadora, digo-lhes que não tirei os olhos do vídeo um só minuto. Que emoção!

Sofri, torci, gritei, xinguei, e sacolejei os ossos no sofá. Minha pressão arterial oscilou muito, PRINCIPALMENTE QUANDO VI A BOLA DA PENALIDADE MÁXIMA A FAVOR DE GANA BATER NA TRAVE DOS URUGUAIOS E SAIR CAMPO AFORA.

Aquilo sim é que era fatalidade! Zebraço, isso sim!

Entristeci ao ver a falta de sorte de Gana igualmente ao ver a falta da atuação esperada pela nossa seleção.

Que lindo espetáculo o de Gana.

Para mim foi um jogo que me consolou na minha tristeza frente à saída do Brasil da copa. Sim, há seleções superiores à nossa, se não, ao menos mais conectadas e que jogam de saltos mais rasos, o que aliás, facilita a atuação psicológica de qualquer equipe pelos campos gramados, na hora da fatalidade de levarem um "gol-contra" tido como improvável.

E ali, antes do resultado do jogo, já chegava um mail de alguém que perguntava aos entendidos se Gana seria a grande Zebra da Copa.

Imediatamente respondi a mim mesma: Não, Gana não seria uma Zebra.

Gana era o mais novo LEÃO da copa da Àfrica!

Depois da sua garra e atuação em todos os jogos que vi,a sua esperada vitória seria um JUSTO resultado, longe de ser uma zebra.

Aliás, penso que o tal país africano, naqueles pés tão brejeiros, guerreiros e incansáveis de seus jogadores, e na elegante MAESTRIA DE GYAN, foi o vencedor moral da disputadíssima partida.

Aquilo sim dava gosto de se ver!Independentemente de resultados!

Foi um espetáculo parecido com a história do nosso futebol de outrora.

Portanto, é a justa hora de se pensar e repensar o que aconteceu com o nosso futebol...e com país, analogamente.

Por aqui, sempre temos muitos "melhores do mundo" em todos os campos da sociedade, não só nos de futebol.

Agora só falta aos melhores do mundo do tudo ...funcionar.

Eu preferiria o lugar "nada comum por aqui" do tudo que funciona.

De salto bem baixo, digo que ao Brasil faltou a gana de GANA.

AGORA É SEGUIR EM FRENTE. Daqui a pouco entram em campo os los hermanitos contra a Alemanha.

Depois do adeus às vuvuzelas verde-amarelas que nos soe a vitória do melhor espetáculo.

Ao que é justo, sem sombra de dúvidas.