CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOSSA CANARINHO

O Brasil está triste hoje. Deixar uma competição como a Copa do Mundo, dói. O Brasil já teve muitas alegrias com a Seleção Brasileira e o povo se acostumou com as vitórias.

Devemos, porém, raciocinar que os tempos são outros. No passado, nossos jogadores iniciavam e encerravam suas carreiras em território nacional e só depois saiam para o exterior. Foi o caso de Pelé, Zico e tantos outros. Nossos atletas eram "nossos", jogavam nos clubes nacionais e só eram "vistos" no exterior durante as grandes competições.

Hoje, a globalização atinge todas as áreas de atividade humana e o futebol não fugiu disso. Nossos atletas mal despontam nos clubes nacionais e, adolescentes ainda, são "exportados" para grandes times da Europa, principalmente. Mal chegam a participar de uma Copa do Mundo e logo após são vendidos pelos clubes, que assim embolsam milhões. Disso resultam duas consequências desastrosas para o futebol brasileiro:

_ o jovem ídolo, mal saído das fraldas, acaba se extasiando com a vida milionária e, muitas vezes, descamba para os vícios, para a desestruturação psicológica;

_ no momento em que são chamados para atuar na Seleção Nacional, já não é segredo, para os adversários, seu modo de jogar, seu posicionamento em campo, suas reações emocionais numa partida. Os adversários, na sua grande maioria, são colegas de clube no exterior.

Acredito que isso é comum a todas as seleções, notadamente as sul-americanas.

Vejo aí um dos motivos porque a Canarinho não consegue repetir os grandes feitos do passado. Existem outros, é óbvio, como o caso de grande número de técnicos brasileiros no exterior.

Não sei qual será o futuro de nossa Seleção. Mas, mesmo assim, acredito que poderemos ter ainda muitas alegrias com ela. Devemos, porém, estarmos preparados para ganhar ou perder. Porque os tempos são outros...

Giustina
Enviado por Giustina em 02/07/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2354892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.