Saudade

Saudade... o que é saudade?Muita gente fala que saudade é o que sentimos quando estamos distantes de algo que ficou pra trás. Pode ser um fato,uma pessoa,um cheiro,um gosto,um lugar.Concordo.Saudade também é isso.Mas não é só isso.

Às vezes me pego melancólica, sentindo saudade de coisas que ainda não ficaram pra trás. Pelo contrário,são coisas que ainda não aconteceram.Pessoas que ainda não chegaram,momentos que ainda não vivi. Tenho a impressão de já ter sido casada, de já ter viajado de avião. Saudade de correr no parque e acordar com os pássaros, de ir pro interior. Saudade do filho que não tive, da irmã que não veio, do avô que não conheci.

Quando isso acontece, me sinto uma louca. Começo a pensar como posso ter saudade de algo que não foi vivido. Ao mesmo tempo fico me perguntando se realmente não vivi isso tudo. As imagens são tão reais!Como pode ser mentira?

Ah... não sei explicar. Só sei que é uma saudade imensa.Saudade de tudo o que não fui.De tudo o que eu já fui e nem me lembro mais.Saudade de tudo o que eu podia ter feito.Saudade do momento em que eu pude dizer que amava alguém e não disse.

Sinto saudade misturada, intensa, latejante. Junto com a saudade estranha e inexplicável, de coisas que imaginei viver, sinto a saudade do que não vivi. Essa é a pior. Porque na minha imaginação eu posso mexer. Posso mudar tudo, reinventar tudo. Posso ter saudade daquilo que eu quiser... Mas e a saudade do que não vivi?A saudade da história de amor não vivida, do beijo rápido que se tornou despedida?Do abraço que se perdeu na lembrança?Dos amigos que fiz e não conservei?O que fazer com essa saudade?

Essa mata o coração. Porque ao contrário daquela imaginada, esse tipo de saudade vem com dor. A dor da certeza de que o tempo não volta. Sei que tudo o que foi não pode ser de novo. E isso dói muito. Mesmo que eu reencontre as pessoas mais amadas, pode ser tarde para dizê-las que um dia as amei. Pode ser que elas já tenham me esquecido. Pode ser que em seus corações já não tenha mais espaço para mim.

Porém, no meu coração ainda resta a saudade. E como esquecer um sentimento que grita dentro da alma?Grita sem saber que é um grito em vão. O desejo da saudade é que o tempo volte. Mas o tempo não quer saber dos gritos e desejos da saudade. O tempo passa. E o tempo não volta. Somente segue seu curso, sem olhar pra trás.

Laís Pereira
Enviado por Laís Pereira em 02/07/2010
Reeditado em 02/07/2010
Código do texto: T2353111
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.