A ditadura não acabou

Nasci em 1971 em plena ditadura militar, mas não senti na pele, graças à Deus, o que foi isso. Talvez sentisse, por tabela, vendo as dificuldades que meu pai enfrentava para sustentar a família, minha mãe e mais dois irmãos, naquela época, mas eram dificuldades financeiras, nada com censura ou algo parecido.

Só conheci algo da ditadura militar através de reportagens, livros, filmes, documentários e por aquilo que as pessoas contam.

Isto foi um tipo de ditadura, visto como algo que se impõe, goela abaixo.

Então para mim ditadura não acabou, só a militar, vivida de 64 até mais ou menos 82, pois hoje temos várias ditaduras “menores”, porém iguais ou até piores.

Vejamos: quantas pessoas já morreram ou ficaram com graves seqüelas por causa da ditadura do corpo perfeito? Na mesa de cirurgia fazendo lipoaspiração ou outras práticas cirúrgicas plásticas?

Quantas pessoas se perdem e até matam por causa da ditadura do sucesso, status, poder?

Hoje as ditaduras se multiplicam, ditaduras do mercado, da liberdade sem limite, da mídia, do consumismo, do individualismo, são tantas... A ditadura militar acabou e em seu lugar apareceram outras tantas e algumas com certeza já existiam só que hoje estão mais aparentes.

A verdadeira liberdade vem do coração e da consciência, “posso tudo, mas nem tudo me convém”. Quem vive e age assim respeita, ama e faz escolhas, é realmente livre.