Interior

Surge um novo dia no sítio onde vivem seu Joaquim e dona Amélia.O sol vem despontando entre os morros que rodeiam a humilde casia.

Nos pés de laranjeira e pinheiro nos fundos do quintal, os passarosanunciam o nascer d'aurora. Canarios da terra e sabiás disputam pra ver que entoa o melhor canto.O galo procura mostrar quem é o pai do terreiro, e na casinha de palhoça já é hora de acordar.

seu Joaquim, como de costume, é o primeiro a deixar a cama. vai logo acender o o fogo no velho fogãozinho de lenha, coloca a água na antiga chaleira e logo sai um café fresquinho.

Dona Amélia, também se levanta logo em seguida, arruma a cama dos dois e depois de tomar o café-da-manhã com seu marido, vai ao terreiro dar comida para as galinhas, e volta pra fazer a faxina matinal.

Seu Joaquim, por sua vez,se prepara para mais um dia de trabalho na roça.É época das chuvas de verão, e a terra está fértil para o plantio.

Ele leva consigo, sementes de feijão,milho,abóbora,melancia e outros mantimentos,que ao final do dia estarão todos debaixo da terra.

Após os seus afazeres domésticos,dona Amélia também seguem para a roça, ela irá ajudar o marido no arduo oficio de trabalhar debaixo de um sol escaldante.Arduo, porém,é um trabalho realizado com muita satisfação, pois sabem quem em alguns meses depois, vem a tão esperada colheta.

Ao meio dia é hora de írem para casa almoçarem.Dona Amélia sai primeiro, pois tem que esquentar a comida.Logo seu Joaquim também chega, ele já está com fome pois,só ta com o café-da-manhã.

Quando senta-se na mesa para a refeição, dona Amélia, logo se lembra da filha Rita, que ao completar seus 18 anos de idade,foi pra cidade grande em busca de trabalho e uma oportunidade de continuar seus estudos.Ja fazm 6 meses e a saudade é grande.Tem notícias da filha apenas através de cartas, mas logo se acalmam pois sabem q ela está bem.

terminado o almoço, vem o descanço de alguns minutos e já é hora de voltar para a lida.No fim do dia, dona Amélia, dinovo sai mais cedo, pois tem que preparar o jantar e esquentar a água que seu Joaquim irá usar pro banho.Ela por sua vez,só cuidará de sua higiene pessoal, depois que o marido estiver devidamente agasalhado e a janta estiver pronta.

O casal senta-se a mesa simples, a única que há na casa.Em seguida, a suadades da filha que está longe, volta a ocupar as mentes dos dois. refletem um pouco, choram.E após o jantar,bate o cançasso, resultante de um longo dia de trabalho.É chegada a hora de dormir.

Dona Amélia emcaminha-se ao quarto, tem que preparar a cama onde repousará o casal.

Seu Joaquim aproveita esse momento para ir do lado de fora pegar algo que deixou escondido ao chegar da roça.Ele trás nas mãos uma flor do campo, ja um pouco mucha devido ao sol forte, mas na certeza de que presentiará sua esposa, que a recebe com um sorrizo de felicidade e agradecimento pela singela jentileza de seu amado.

Ao deitarem na cama humilde, seus corpos já nao sentem mais o peso da luta diária, mas sim o eterno descanço do amor.

Daniel de sena soares
Enviado por Daniel de sena soares em 30/06/2010
Reeditado em 30/06/2010
Código do texto: T2349909