ÁFRICA DO SUL E O ANJO SONHADOR

Estávamos em uma reunião na França com estudantes de vários países, quando uma moça da África do Sul, descendente de ingleses, veio conversar comigo. Ela falava com certa dificuldade e queria saber se eu conhecia o brasileiro Monsieur Derrévlanje. Não entendi, fiquei pensando numa mistura de ‘rêve’ (sonho) com ‘ange’ (anjo). Um anjo sonhador?... Ou seria um sonho de anjo?... Vendo minha cara de boba, ela tentava descrevê-lo e quanto mais falava, menos eu atinava. Em meio às explicações ela mencionou o futebol, como é que alguém do país do futebol não conhecia o tal Monsieur?... Se tivesse dito Pelé teria sido mais fácil.

Eu, que não sou muito ligada em futebol, fiquei tentando lembrar o nome de vários jogadores, mas nenhum se assemelhava àquele, ainda mais precedido de ‘senhor’...

Por sorte meu marido chegou e desvendou a charada. Não se tratava de jogador nenhum, ela se referia ao senhor Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange, que apesar do nome era mesmo brasileiro, o Presidente da Fifa, João Havelange!