ESPANHA (1) x PORTUGAL (0)

Gentes, terminou ainda a pouco o combate entre os ibéricos Espanha e Portugal, valendo passagem para as quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul.

Como eu previ ontem na crônica BRASIL (3) x CHILE (0), os espanhóis sobrepujaram os portugueses graças ao seu melhor futebol, à sua melhor equipe e à sua tática de jogo superior à equipe de Cristiano Ronaldo.

Aliás, o Cristiano Ronaldo, jogador “fashion”, jamais me convenceu como grande craque do futebol. Como disse o comentárista Falcão, na TV, “o futebol dele é menor do que todos falam que é”. Apenas um bom jogador, mas extremamente mascarado, que joga mais para a platéia e as câmeras da televisão, esquecendo-se de que seu esporte é coletivo. Individualistas não têm vez no futebol. Nem Pelé foi, imaginem o resto.

A Espanha envolveu Portugal desde o início, com toques rápidos, passes certeiros e chutes mortíferos à meta guarnecida pelo goleirão Eduardo, o grande nome do time lusitano. O tal de Pepe, zagueiro brasileiro naturalizado português, só dava pontapé, assim como o lateral Ricardo Carvalho, seu colega, que acabou expulso por cotovelada num espanhol.

Não fosse o arqueiro Eduardo, repito, a Espanha teria goleado Portugal. Todos os jogadores da “Fúria” estiveram perfeitos, mas eu destacaria Xavi (meio campo), considerado o melhor em campo, Fernando Torrres, centro-avante espanhol, o goleiro Casillas, o zagueiro Puyol pela raça, seu colega Piqué e principalmente David Villa, artilheiro que vem infernizando as defesas contrárias no campeonato.

De manhã, jogaram Paraguai e Japão. Partida enjoada, os dois times trancados, grande preocupação defensiva, até terminar o jogo num empate sem gols. Foram decidir nas penalidades máximas e aí o Japão perdeu de 5 x 3, dando adeus à Copa do Mundo. De qualquer modo, os pupilos de Zico, que saiu do Brasil para plantar a semente do futebol no Japão, muitos anos atrás, mostraram sua evolução no jogo da pelota e realizaram sua melhor participação e classificação numa Copa.

Teremos agora as partidas pelas quartas de final, começando em 02/07 com Uruguai x Gana, Brasil x Holanda; no dia 03/07 teremos Argentina x Alemanha, Paraguai x Espanha. Desses oito, quatro passarão às semifinais e dos quatro sómente dois chegarão à grande final da competição. Nós esperamos que seja o BRASIL! ... E vamos que vamos, minha gente! ...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 28/06/10

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 29/06/2010
Código do texto: T2348570
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.