PELÉ OU MARADONA, QUEM É O MELHOR? II

A minha primeira crônica neste infindável livro causou polemica. Justamente o que eu queria o que eu pensava e esperava. Pois, por mais apaixonante que seja um assunto, um fato, uma instituição, é preciso sempre repensá-lo. No jogo dos times RAZÃO X EMOÇÃO, o time visitante quase sempre ganha ou empata.

Nos comentários percebi que o time RAZÃO (reforçado por jogadores da equipe EMOÇÃO) não perdeu feio. No balanço geral, os torcedores (leitores) reconheceram seu futebol.

Comentários a parte, os quais eu agradeço em muito, me cobraram patriotismo, amor ao futebol e comentar jogos da seleção brasileira.

Tenho por mim que não se explica uma obra, desculpa a falta de modéstia, pois cada um pode entendê-la sob um ângulo diferente ou de uma forma ainda não vista. A mesma coisa acontece com o criador. Mas, com relação às sugestões vou dar palpites.

Patriotismo, acho que nunca me faltou. Tanto que termino o texto com a frase, Vai lá Brasil, sobressaia.

Amor ao futebol, muito menos, o próprio texto é uma declaração de amor ao sumido bom futebol. Sim, uma declaração de amor ao futebol que dá gosto de assistir, de torcer, que estampa o brilho no rosto. Futebol arte é nosso vicio, não tem jeito. Que diga o time do Rei, o Santos Futebol Clube, de Robinho, Ganso e companhia. Meu time de coração é o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE.

Comentar sobre os jogos da seleção brasileira é o mais difícil. Depois de tantos famosos comentaristas empurrando na nossa garganta o Brasil que eles querem, falar o que entendo por real é como pregar no deserto. Contudo, se alguém ouvir e provocar discussão, ficou de bom tamanho.

Pelo que sinto, o futebol equipara-se à religião. Se brigam, se matam, se confundem, se salvam, se enriquecem através dele. Em cima disso que falei no texto anterior, que nos quesitos arte, atitude, postura, sem delongar demais no assunto para não tornar-lo mais chato, no meu entendimento o argentino comporta-se como Rei.

Por falar em atitude e postura, hoje me surpreendi com a seleção brasileira. Ela impôs, mostrou que tem um grande e talentoso futebol e fez o jogo parecer fácil. Ganhou com brilho. Ainda é cedo para falar nisso, mas, não para sentir, trouxe o verdadeiro sorriso no rosto do brasileiro. É o tal do entusiasmo, do orgulho, reclamado nessa época de Copa do Mundo. Hoje, devido ao bom futebol, comenta-se o jogo com mais vigor e alegria.

O leito seco de um rio pode significar que em algum tempo água ali correrá. Vai lá Brasil, é assim que se faz.

Wilson Brasil

28/06/2010- 19h26min

wilson brasil
Enviado por wilson brasil em 28/06/2010
Código do texto: T2346643