Comentários maldosos

Não é raro postar algum texto e surgir um comentário maldoso.

Além de nada construir, muitas vezes tira o ânimo do escritor. Sofrer crítica faz parte de quem aqui se manifesta, disse o que pensa e deve ouvir a opinião dos leitores.

Mas o comentário maldoso, às vezes feito por integrante do site, incomoda. A maioria busca o anonimato e aparece como não autenticado.

Escrevi sobre a morte de Saramago, com tantos outros. Algum falsário, ou falsária, dizendo-se tradutora, não perdoou. Disse que conhecia, em razão do ofício, diversos, quase todos os autores contemporâneos e que Saramago não deveria ser motivo de homenagem alguma, por se promover escrevendo contra s religião católica.

Que o comentário era maldoso, sem dúvida que sim. Tradutores têm formação séria, conhecem muito bem línguas estrangeiras e a nacional, além da cultura sólida que os faz ter credibilidade. Mesmo admitindo que a nossa ‘tradutora’ não gostasse de Saramago, ou calava ou apresentaria razão mais convincente.

Meu Outlook está muito bem configurado. Basta clicar em cima do “responder” que ele faz a conexão com o e-mail do remetente. Quando o endereço apareceu, veio a certeza. Assim mesmo, mandei minha mensagem. A resposta é imediata. “Este endereço não existe.”

É possível que muitos colegas não conheçam o recurso. Usem. Quanto aos identificados, se o comentário é malicioso, procure um erro nos textos do remetente. Vai encontrar. Os bons não fazem comentários maldosos.

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 28/06/2010
Código do texto: T2345958
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.