Venda de certificados do ensino básico

No dia 10 de maio de 2010, saiu uma matéria “Fraude no ensino básico” em um jornal local “Correio Brasiliense”, na qual eles informam que existe um “esquema de captação de alunos para a venda e a emissão de certificados de conclusão de ensino básico se espalhou pela capital do país.”

Ao verificarmos que existe esse tipo de fraude em Brasília e parece-nos ser um local bem fiscalizado, pergunto: se acontece aqui, imaginem nas outras cidades? as autoridades fazem o quê para coibir esses abusos? até que ponto esse comprador é prejudicado ao adquirir apenas o papel e não ter conhecimento? esse comprador também é vítima de uma fraude ou ele é culpado?

É notório que nossa educação pública não é de boa qualidade, salvam-se algumas instituições as quais fogem a regra. Todavia, esses cidadãos acabam comprando certificados de ensino fundamental ou médio com um único objetivo, o de entrar no mercado de trabalho. Pois, muitas das vezes ele depende desse certificado para lavar pratos ou fazer uma faxina, e caso não tenha continuará desempregado. Sabemos, que não é uma atitude lícita, porém em alguns casos essas pessoas enxergam apenas essa saída.

Porém, o certificado sem o conhecimento não abrirá muitas portas, contudo evitará que mais portas se fechem provisoriamente. Agora quanto aos fraudadores, esses sim, devem ser punidos severamente para coibir essas fraudes. Por outro lado, se os compradores não forem punidos estaremos colaborando com a corrupção e isso tornará algo corriqueiro e futuramente a situação se agravará.