CRÔNICA – Nova conversa fiada sobre a Copa de 2010

            Noutro dia, faz pouco tempo, recebi o amigo Nobre em minha casa de praia e batemos um longo papo sobre a atual Copa do Mundo que está sendo realizada na África do Sul, e que praticamente já atingiu a metade dos jogos com o término das rodadas iniciais.

            Confesso que gostei daquele primeiro encontro. Criei coragem e agora eu o convidei para um novo bate-papo, isso antes do jogo contra Portugal, pois queria sentir suas opiniões abalizadas sobre a Copa e a nossa seleção.

            Pois bem, ele sempre foi pontual e aqui está para a nossa conversa:

-- Bom dia, Nobre, como tem passado?

-- Bom dia, caro amigo Ansilgus, muito bem, e você?

-- Vou levando essa vida do jeito que o Grande Arquiteto do Universo reservou pra mim!

-- Então quer dizer que sois?

-- Sois o quê, meu amigo?

-- Nada, esquece isso...

-- Diga-me uma coisa, o que achou da eliminação da Itália e da França?

-- Isso foi muito bom para o Brasil, porquanto essas seleções nos castigaram muito em copas passadas. Lembra-se dos episódios do estádio de Sarriá, na Espanha, em 1982, quando Paolo Rossi estragou a nossa brincadeira, marcando três gols, naqueles 3 x 2. Já a França nos eliminou na Copa de 1986, nas quartas-de–final, por 4 x 3, nos pênaltis; em 1998 (esta quando o Ronaldo fenômeno apareceu doente de repente e só jogou por conta de patrocinadores, quando nos aplicou um sonoro 3 x 0); e na de 2006, com um gol de Henry, o mesmo que fizera uma jogada de mão há pouco tempo contra a Irlanda e colocou seu país dentro da Copa de 2010.

-- Sim, mas aquela história do quadrado mágico do técnico Parreira?

-- Olha, esse termo quadrado, geralmente é usado para se dizer que uma pessoa é burra, idiota. Você é um quadrado (não é você, estou brincando)...logo, se o esquema fosse um redondo, uma espécie de giro mecânico, como fizera a Holanda, tempos atrás, com a famosa laranja, o resultado poderia ser diferente. Não foram campeões, mas nos enfiaram 2 x 0 e caímos fora.

-- E quem se salvou na Copa de 2006?

-- Pra falar a verdade, poderíamos dar um pequeno destaque ao goleiro Dida, aos zagueiros Lúcio e Juan, os de meio-campo Gilberto Silva e Zé Roberto. O Ronaldinho, Kaká, Cafu, e Roberto Carlos andaram abaixo da crítica, inclusive o velho Roberto Carlos, hoje no Corinthians estava ajeitando as meias quando Henry metia a bola dentro de nossas redes...Será?

Dizem até que o Ronaldo não morrera por pouco, pois teria sido vítima de uma convulsão. Ele chegou ao estádio na hora da partida e forçou a sua escalação, numa falta de responsabilidade dele e dos dirigentes. Mas fazer o quê se quem manda no futebol são os patrocinadores?

-- Dessa eu não sabia...

-- Pois fique sabendo, meu caro amigo. O pior é que a mídia, e você sabe qual delas, estava forçando a convocação dele, do Ronaldinho Gaúcho (o homem das noites na Itália) e do chamado tanque Adriano, que tem se mostrado um cara indisciplinado na sua carreira. Quando vejo a sorte bafejando pessoas do mal fico pensando nos pobres coitados que ganham salário mínimo e se sacrificam para ir aos campos de futebol. Tanta gente boa recolhida às prisões neste país!

-- Sim, mas o que eu queria saber era mais sobre esta copa atual...

-- Bem, como eu falei, as equipes que me agradaram foram a de Gana e o México, que restaram classificadas para as oitavas-de-final; também dissera que o Brasil se classificaria, porquanto não havia perigo algum numa chave que a chamavam de o “grupo da morte”, mas que na realidade era uma verdadeira teta, uma baba, uma moleza, mas eles têm de se valorizar, não é verdade? E todo mundo viu...

-- Mas o Brasil jogou bola, isto é, jogou bem?

-- Coisa alguma, apenas contra Costa do Marfim fizera uma partida regular, mas sem aquele brilho com que nos acostumamos ao longo dos tempos. Foi um jogo feio, de muitas bordoadas dos africanos, culminando com a saída do Elano, machucado, e a do Kaká, por expulsão, eis que dera uma de garoto ao entrar na onda dos adversários. Um sujeito que ganha mais de R$700 mil por mês não pode se envolver em confusões dentro de campo, até por que ele é um espelho para as criancinhas que o adoram.

-- Mas poderia ter sido evitada a sua expulsão?

-- Muito lógico. Ora, se estávamos ganhando de 3 x 0 – que me perdoe o Dunga --, qualquer treinador, por mais ininteligente que fosse, teria substituído o nosso ídolo, e aí ele não desfalcaria o Brasil no jogo de hoje.

-- Mas você tem algum palpite para o resultado contra Portugal?

-- Penso que vai ser um jogo morno, primeiro porque os dois times já estão praticamente classificados. Para a seleção portuguesa sair do páreo necessita-se que haja uma goleada no jogo Costa do Marfim x Coreia do Norte, e isso é humanamente impossível, salvo se houver uma safadeza tipo aquela em que o Peru abriu para a Argentina em 1978 e levou uma goleada, facilitando a desclassificação do Brasil (invicto), na Copa realizada no país portenho. Ao Brasil não interessa se desgastar. Um empate poderá ser bom para os dois, todavia seleção por seleção a nossa ainda é melhor.

-- Mas será que abriu mesmo?

-- Meu amigo, a Argentina necessitava ganhar por 4 x 0. Até aí tudo bem, mas o goleiro do time peruano era argentino de nascimento, e não seria nada demais que tomasse mais dois...perdido por quatro perdido por seis. O nosso escrete teve de decidir o terceiro lugar contra a Itália, e o fez, ganhando por 2 x 1. Com quatro vitórias e três empates voltamos para casa de maneira invicta, campeã moral como dissera na época o nosso treinador Cláudio Coutinho, que falecera precocemente.

-- E me fale sobre as oitavas-de-final...

-- Bem, estamos com sorte, Deus é tão bom que dá uma chance dessa ao malcriado Dunga, mal educado mesmo, não mede as palavras. Teimoso, briga com a mídia de um modo geral. Andara pedindo desculpas aos torcedores por seu comportamento anti-desportivo numa das entrevistas, mas quase ninguém ouviu o que ele dissera no dia, pois o áudio estava ruim. Penso que, embora eu não engula certos monopólios, deveria ter pedido desculpas ao profissional da Globo que fora por ele desrespeitado. Olha, sabe quem até poderia enfrentar o Brasil na próxima fase, numa zebra, Honduras ou Suíça. Todavia, o mais provável é que enfrente a Espanha, uma seleção que ainda não encontrou seu futebol, mas que é muito perigosa; todavia, é possível que seja contra o Chile, nosso freguês na América do Sul.

-- E se o Brasil passar pela Espanha...

-- Bem, poderá enfrentar a Holanda, que é perigosa, ou a Eslováquia, que vem demonstrando bom desempenho e tem muita raça. Fazendo uma rápida digressão, penso que a Argentina vai sofrer para derrubar os mexicanos. Esse time está jogando certinho...Olha, ninguém se engane com o selecionado Japonês, com os Estados Unidos e com a Alemanha.

-- Bem, agora vamos tomar uma cervejinha e comer um churrasco porque ninguém é de ferro...daqui a poucos minutos, uma hora, talvez, o jogo vai começar. Eu penso que o Brasil vai ganhar de uns quatro a zero.

-- Todo doido tem uma mania de ser grande!

 

Em revisão.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 25/06/2010
Reeditado em 26/06/2010
Código do texto: T2340402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.