Professor Totoque

Existem gênios que assemelham às quedas de água. Suas poderosas energias permanecem inaproveitadas até que, por iniciativa própria, começam a projetar-se com maior intensidade, buscando ampliar sua força criadora. Foi assim o professor “JOSE EDUARDO MOREIRA DA SILVA”, ou melhor, o professor “Totoque”.

Desde cedo radicado em Itabira (sua terra por adoção e que amava como se nascido dela fosse), foi também professor de piano em Diamantina (sua terra natal) e em Itabira.

Dirigiu e ensaiou como mestre a Banda Santa Cecília e a todos os componentes incentivava com seu entusiasmo, dinamismo e bom gosto. Devotou toda a sua vida à causa da arte e batalhou sem esmorecimento em prol da divulgação da música.

Foi um grande virtuose. Seu violino vibrava tão intensamente numa “Czarda” de Monti, num “Intermezzo” de Mascagni, quanto numa valsa chorosa de Zequinha de Abreu, ou nas serestas das madrugadas frias pelas ruas calçadas de ferro da velha Itabira. A musica era para ele o ar que respirava, que o alimentava, que o envolvia... Seu saxofone tocado com gosto, se destacava entre todos.

O diploma de sua arte foi a sua sensibilidade tangível, sua alma boa e simples. Á música consagrou sua existência de homem dotado de imensa boa vontade.

Foi assim o professor Totoque, incapaz da menor ofensa, alguém que nunca visou à glória sequer a procurou, mas que deu tudo de si à causa da arte como evolução da cultura de Itabira - terra que muito amou.

Professor Totoque estava presente naquela histórica reunião de 16 de outubro de 1919 na qual foi fundado um dos maiores patrimônios imaterial de nossa Itabira, a “Banda Santa Cecília”.

Agradeço a professora de arte Ivanilde Moreira, neta do professor e toda sua família pela pesquisa.

A nossa eterna homenagem a quem tanto contribuiu pela arte Itabirana.

Marconi Ferreira
Enviado por Marconi Ferreira em 25/06/2010
Código do texto: T2340120