COPA NO BRASIL EM CLIMA DE REVANCHE

Nessa época de copa do mundo surge mais uma polêmica desportiva cujo cenário, desta vez, é a cidade de São Paulo.

Para quem seguiu o desenrolar da questão, Sampa corre o risco de ficar fora do próximo Mundial de Futebol que será sediado aqui no Brasil.

Pelo que entendi da questão, o alicerce da estranheza é pessoal e político, clima de revanche que nem nos próprios jogos da Copa poderia atingir tamanha proporção.Coisa feia de se ver.

Todos já se manifestaram sobre o assunto, a Justiça opinou e claro, até o presidente a República, posto que obviamente se criou um fato político cujas proporções podem atingir alturas inimagináveis.

Porém, eu tento enxergar e analisar o fato com olhos imparciais, apesar de ser paulistana da gema.

Bom, se bem me recordo, faz exatamente doze anos que o estádio do Morumbi recebeu uma reforma enorme.

AS instalações ficaram muito bonitas, porém não tenho ideia da infraestrutura que se necessita para receber um evento desportivo como a Copa do Mundo.

Mas desconfio que precisaremos, não apenas em São Paulo, mas no País inteiro, de muito- mas muito trabalho mesmo!, em quantidade e qualidade, se de fato quisermos fazer o evento desportivo nacional sem pagar o tal do "mico".

Penso que, se São Paulo movimenta pelos trilhos praticamente a economia do país, difícil entender não movimentar o chute inicial, ou ainda que seja as sequenciais bolas pelos campos da copa do mundo de futebol.

Mas uma coisa é mais que certa e está aqui para quem quiser conferir de perto: Sampa tem sérios problemas de infraestrutura e costumo dizer que o conteúdo já não cabe mais no continente.

As imediações do ESTÁDIO DO MORUMBI não comporta e sequer desloca com eficiência a vida local do bairro por suas vias comuns.

Outro problema é a falta total de estacionamentos no entorno e a ausência de Metrô próximo ao estádio, o que me parece o ponto principal da dificuldade logística. A exploração financeira de quem aluga vagas improvisadas no entorno dos dias de jogos é alarmante!

E o poder público nada faz!

Em quatro anos precisaria haver um trabalho milagroso para restabelecer o NOSSO fluxo mínimo dos automóveis e transeuntes.

Quando do último jogo da Copa Libertadores, se levava uma hora para andar metros pela principal avenida do bairro!

E assim vai pelas principais vias de fluxo rápido da cidade, e com ou sem a existência do rodoanel, Sampa ainda está trancada e promete enrijecer nos próximos anos se nada de eficaz e rápido for realizado na engenharia de equipamentos e de tráfego.

Portanto, numa análise bem fria, e bem distante do meu grande amor por Sampa, independentemente de qualquer revanche da natureza humana e desportiva, penso que o Cícero Pompeu de Toledo, o belo estádio do São Paulo Futebol Clube, infelizmente encontra-se isolado para receber o evento de tão grande monta e importância, em meio ao caos urbano do trânsito e da "concretagem" desordenada de Sampa.

É só mais um exemplo explícito do quanto "o quê se fala" não condiz com "o quê se faz"...pelo país AFORA, inclusive.

Que pena.

Enquanto isso, torçamos para que o Brasil vença ao menos nos campos de fora.

Bom jogo para nós! Sorte Brasil!