Sabedoria donantoniana
Se comunicar é algo fundamental na vida do ser humano.
Todos nos comunicamos de alguma forma, bem ou mal.
Há pessoas que pensam e se comunicam (sábias e raras).
Há pessoas que se comunicam e pensam. (alguns de nós).
Há pessoas que simplesmente se comunicam, sem qualquer aferição, afeição e educação. Dessas prefiro manter-me distante.
Normalmente as pessoas se julgam sinceras, mas será que dizer a verdade sempre, “doa a quem doer” é mesmo um ato de sinceridade ou falta de sabedoria? E será que a minha verdade é a verdade do outro?
Dona Antônia nos ensina que é preciso muito cuidado antes de lançar qualquer palavra ao vento. Sabedoria.
Quantas vezes, na minha rebelde adolescência já contestei esse doce jeito D. Antônia de ser...Hoje, vejo quantas oportunidades perdidas de agir “donantoniamente”, principalmente ao “abrir a matraca” para dizer qualquer coisa sem pensar.
O melhor é que ainda há tempo de aprender um pouco mais com esta sábia mulher.
Como é bom, Vovó Antônia, ouvi-la e admira-la. Difícil mesmo é segui-la. O caminho da evolução até chegar a parecer um pouco com a senhora é demasiadamente longo. Mas quem sabe ouvindo-a, observando-a, calejando um pouco mais a alma na estrada da experiência possamos alcançá-la.
Que Deus permita-nos conviver por muitos e muitos anos ao teu lado, minha amada vovó. Obrigada por todos os conselhos, principalmente por estes últimos acerca de casamento, de vida a dois. Estão sendo de grande valia, assim como aprender que para se bem comunicar é preciso sabedoria.Para se ter sabedoria é preciso compreender a “donantoniedade”.