As cobaias somos nós

As pesquisas científicas, em sua grande maioria, têm quase que um padrão de cenário. São os velhos, e conhecidos, ratos de laboratório. Sejam em experiências comportamentais ou de desenvolvimento de vacinas, os ratos de laboratório se fazem presentes.

Essas pesquisas, geralmente, analisam qual o comportamento das cobaias em relação aos estímulos a que são submetidas. Essa análise pode levar bastante tempo e são parâmetros para a conclusão dos especialistas.

E muitos dos avanços a que hoje temos acesso tiveram início nessas experiências, uma vez que o organismo humano é muito mais complexo e diversificado.

E vejo muitas semelhanças entre esses experimentos e o contexto de nossas vidas. Por estarmos vivos, estamos como cobaias, sujeitos a vários estímulos. E esses estímulos podem ser positivos, quanto negativos.

Durante a trajetória de nossas vidas, seremos submetidos a privações, tristeza, abandono, decepção, frustração, assim como outros estímulos.

Isso é comum à vida de qualquer ser humano, a única diferença é a forma como reagimos a esses estímulos. Uma vez que os estímulos positivos, geralmente, provocam euforia, êxtase e um sentimento de realização. A arte de viver está na capacidade de transformar as situações adversas da vida em pontos positivos para nossa história.

Mas o ser humano parece inclinado a se fazer de vítima ou de incompreendido quando um momento ruim lhe acontece e isso é o erro.

Não dá pra perder muito tempo nessas situações, o importante é sublimar tudo isso, compreender o momento e lutar para superá-lo.

Tem gente que foi frustrado na infância e na adolescência e ainda carrega essa mágoa até os dias de adulto. Existem pessoas que sofreram perdas ou frustrações e guardam isso consigo, com exatidão de detalhes.

Nunca poderemos superar tudo isso se não formos capazes de entender tal situação e não nos sentirmos menores por ter vivido tal coisa.

Mas nada disso é fácil. É preciso pedir ajuda para poder recomeçar. Existem situações em nossas vidas que sozinhos, talvez não poderemos superar. Não adianta tentar bancar o super-herói ou o magnânimo que isso será ínfimo na superação de um problema.

Por que rico dá tiro na cabeça? Por que filhos que foram criados sob uma boa educação e recursos tornam-se dependentes químicos ou marginais temidos pela sociedade? Por que existem pessoas que não conseguem se realizar com nada? Por que existem pessoas que por mais que tenham, nunca se darão por satisfeitas?

Existem coisas na nossa vida, onde o intelecto e a experiência humana não serão capazes de solucionar, são coisas que transcendem a nossa capacidade. Mas podemos ter algumas atitudes que nos prepararão ou, ao menos, nos manterão para avançar na vida:

Nunca culpe os outros por seus erros, se você errou, tenha a capacidade de pedir perdão pelo seu erro; nunca se faça de vítima, ninguém lhe dará mais crédito só porque você quer; nunca ache que tal coisa só aconteceu com você, existe uma enormidade de pessoas que passaram por coisa semelhante ou até pior, nunca perca uma oportunidade para recomeçar, há sempre uma janela para se tentar ver o sol e por fim, nunca se ache auto-suficiente e que não precisa de ninguém para nada, o maior erro do ser humano é não entender suas limitações.

Luiz Vieira
Enviado por Luiz Vieira em 24/06/2010
Reeditado em 24/06/2010
Código do texto: T2339063
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.