ORGULHO GAÚCHO

Não é segredo pra ninguém, que eu gosto de uma polêmica. Ao estilo gaúcho, dou um boi pra não entrar na briga e, uma boiada pra não sair dela derrotada. Isso não quer dizer que sou partidária do “ganhar a qualquer preço”, apenas me esforço, ao máximo, para vencer. Mas. às vezes, é mais inteligente recuar.
Pois bem, hoje o bom senso imperou. Claro que vou falar do mundo da bola, assunto do momento, paixão nacional. O assunto é contagiante, além disso, admiro Dunga e, o gaúcho atrevido arranjou uma bela briga com um cachorro, que julgo grande demais: A Rede Globo.
Minha inesperada sensatez me faz temer por ele. Todo mundo conhece o poder da mídia. Infelizmente, não creio que será diferente com o gaúcho espetadinho em todos os sentidos, mas o Rio Grande se levanta...
Tenho recebido inúmeros emails conclamando a torcida gaúcha a assistir as partidas em outra rede, boicotando a Globo. Não sei o impacto dessa medida, mas o Rio Grande do Sul reage de norte a sul, leste a oeste e, o que me chama atenção é o perfil deste povo.
Nunca fui bairrista, apesar de já ter travado algumas batalhas aqui no RL e, é nos argumentos de meus oponentes que penso neste momento.
Não, não somos outro país dentro do Brasil. Não, não somos primeiro mundo, nem somos superiores, tanto que estamos comprando uma briga boba, perdida e inútil, como essa. Não, não somos arrogantes.
Somos unidos e orgulhosos, isso é verdade e, não há arrogância nenhuma em não se “achicar” pra ninguém. E por mais que eu tema, acho divino ver o Dunga, no seu estilo truculento, tratar os jornalistas da Globo, de igual pra igual. Essa é a rebeldia saudável, é não menosprezar-se, é altivez. Esse é o orgulho gaúcho, ainda tão mal interpretado. Mas...
Não podemos ignorar que, em briga de cachorro grande, sempre sobra pra o “guaipeca”. A Dunga, resta sagrar-se campeão e virar herói nacional. Nunca será um comentarista global. E precisa?

Tânia Alvariz
Enviado por Tânia Alvariz em 24/06/2010
Reeditado em 22/07/2010
Código do texto: T2338860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.