PREGUIÇA

Estou com preguiça de escrever. Estou traça, estou traçando livros. Os Sertões, Euclides da Cunha, o livro da hora. Narração estupenda sobre o nordeste brasileiro. A Terra, o Homem, A Luta. Portanto, as folhas brancas, virgens, imaculadas, farfalham sobre minha escrivaninha, no cio, implorando ser engravidadas. Não consigo levantar o lápis, está pesado, rsrsrs. Ah, que preguiça gostosa. Bem, andei bolinando, apenas bolinando, o que intitulei Retalhos. Ei-los: 

COPA DO MUNDO, UMA PELADA

A bola, Jabulani, coitadinha, está apanhando mais que galinha para largar o choco. Mais: responsável por tudo de ruim que acontece na Copa. Os "frangos" que aparecem, "balões" de beques de várzea, "passes" errados... É a Jabulani. A mídia brasileira, domesticada, assina embaixo, fabricando "mitos" para justificar a presença de alguns "milionários da bola" bichados.  No meu tempo (passei uns doze anos amasiado com a "redonda") não tinhas essas "frescuras". Jogávamos até com bexiga de boi, bolas de couro número 5 ensebada com sebo de carneiro para aumentar a sua durabilidade, que, quando envelhecia criava uma hérnia, ficava bicuda.  Nem por isso, deixávamos de fazer belos gols, passes perfeitos. Craque que é craque faz embaixada até com bola de pingue-pongue, caroço de macaúba, lançamentos perfeitos, domínio de bola em campo com formigueiro de saúva...   
    

FUTEBOL, AINDA

Depois que mercantilizaram o futebol. perdi o tesão de ir aos estádios. Os jogadores, uotidores ambulantes (quando caem), arreganham os fundos das chuteiras para exibirem a certidão de batismo para os holofotes da mídia amestrada. Ainda assisto futebol (na tv) por duas razões: ainda têm craques (em extinção) que ousam passear pelos gramados tendo a bola como sua amante, cercando-a de carinhos e afagos. A outra razão: ainda têm técnicos que ganham jogos com inteligência tática. Falar nisso, quem é o melhor entregador de camisas, Dunga ou Maradona? Está bom, cansei. Vou blá, blá, blá com Euclides... 
Joseoli
Enviado por Joseoli em 24/06/2010
Reeditado em 24/06/2010
Código do texto: T2338314
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.