PAISAGISMO                     

                     

            Denominado também por “arquitetura da paisagem” ou “paisagista”, o PAISAGISMO é a arte ou técnica de promover: planejamento, projeto gestão e preservação de espaços livre, urbanos ou não. Objetiva como a forma de processar macro ou micro-paisagem.

            A arquitetura da paisagem é uma extensão da mesma, como disciplina de uma forma mais ampla. É um campo multidisciplinar, envolvendo a matemática, as ciências naturais e sociais, a engenharia, as artes, a tecnologia, a política, etc.  O público leigo associa o paisagismo à jardinagem, formada da paisagem, seja ela natural ou não.

            No Brasil existem agremiações ou associações de “Arquitetos Paisagistas”, mas não existe uma graduação específica para arquitetura paisagística.

            Todos os processos naturais e sociais, de determinado espaço, como resultado natural é considerado como paisagem. Uma definição tradicional da paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar. Tudo o que se vê, ou a visão alcança é paisagem. Ela é o domínio do visível. Não tem somente volume, mas também cores, odores, sons, movimentos.... A paisagem não é um espaço, pois se retirar a paisagem de um lugar qualquer, o espaço continuará existindo.

            A paisagem é um sistema dinâmico e complexo. Diferentes fatores culturais e naturais se integram evoluindo em conjunto.

            A arquitetura paisagística inclui um conjunto de disciplinas, que se relacionam com o projeto arquitetônico regional e urbano, preservação do meio ambiente, sistemas de lazer e recreação. 

            Uma paisagem é composta por meio ambiente: ABIÓTICO (água, solo, atmosfera); BIÓTICO (o meio muda e cada organismo reage através de uma nova adaptação); NATURAIS (pântanos, oceanos, lagos); ARTIFICIAL (intervenção do homem como jardins, salinas, campos cultivados).

            O PAISAGISMO no processamento das paisagens vem ao encontro da preservação como sistema da conservação, mobilização para a conscientização do verde, do belo como amplitude de vida e sobrevivência dos seres vivos.
                                  
                        
CRIE... PRESERVE... E ... AME!



Artigo
Fonte:Diverso Universo de Crônicas
Autor:Prof.Roangas -Rodolfo Antonio de Gaspari
Imagens:Títulos-Árvores Floridas e Eu Quis à Esquerda-
Autor:Prof.Roangas-Rodolfo Antonio de Gaspari


 
 
 
  

roangas
Enviado por roangas em 23/06/2010
Reeditado em 23/06/2010
Código do texto: T2337582
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.