BRASIL, o país de falsos patriotas

Ser patriota é ter sentimento de amor e devoção ao país no qual nasceu e aos seus símbolos nacionais, por meio de atitudes em prol da sua pátria. Desse modo, não basta usarmos camisetas amarelas, colocarmos bandeiras, decorarmos os carros, residências ou torcermos pela seleção brasileira, teremos que vestir a camisa de corpo e alma e jogar pelo Brasil integralmente, esquecer as individualidades e pensar na população.

Uma das formas de sermos patriotas é não aceitarmos a corrupção que se espanha como ervas daninhas, as quais acompanhamos com freqüência nos meios de comunicação em massa; do simples ato de não jogar lixo nas ruas; de não depredarmos os bens públicos; de denunciar os faltosos; de não sonegarmos impostos; cobrar das autoridades competentes; de não vender seu voto por simples promessas ou benefícios particulares; de acompanhar seus candidatos durante seus mandatos, dentre tantas outras atitudes.

Com certeza uma grande parcela dos brasileiros não é patriota, uma vez que não fazem quase nada por essa grande nação que tanto sofre e é explorada desde o seu descobrimento. Parece-me que vivemos em uma selva, pois muitos não mudaram suas posturas perante seus deveres com este país e continuam se aproveitando da ingenuidade desse povo sofrido. Pergunto para você: como seria o Brasil se os brasileiros fossem tão patriotas como são torcedores fanáticos por futebol? Com certeza, seríamos uma nação de 1º mundo, com educação, saúde, segurança e saneamento básico de boa qualidade.

Portanto, não basta apenas usar camisetas, desfilarem com seus carros enfeitados com adereços com cores da bandeira nacional ou assistirem aos jogos da seleção em época de copa do mundo com gestos de euforia. Terá que fazer algo mais por sua pátria para que possa falar que é um brasileiro patriota. Faça diferente, lute pelo bem comum dessa terra querida que tanto pode crescer e tem de tudo para ser uma nação singular.