OS LESADOS, NÃO DENUNCIANTES ("Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago." — Fred Allen)

sábado, 24 de julho de 2010

Claudeci Ferreira de Andrade

Ouvi pelo rádio sobre uma grande quantidade de cursos a distância que são verdadeiras indústrias de diplomas fáceis, faturando alto. Já na internet, descobri estes dizeres: “SUPLETIVO A DISTÂNCIA SEM FREQUENTAR SALA DE AULA, CERTIFICADO RECONHECIDO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL E VÁLIDO PARA: FACULDADE, CONCURSOS PÚBLICOS, CURSOS TÉCNICOS E PRINCIPALMENTE PARA O MERCADO DE TRABALHO, COM PUBLICAÇÃO EM DIÁRIO OFICIAL , PAGAMENTO FACILITADO". 

        As pessoas honestas consigo mesmas, estudam de fato. Estas, sim, podem denunciar, reclamar e se sentir injustiçadas com a máfia da "educação". Os moderninhos favorecidos pela falcatrua do sistema educacional paralelo, eles devem não ser muito questionadores. Toda a facilidade do sistema educacional injusto, tem em vista "ajudar" as pessoas, mas apenas satisfaz–lhes a vaidade de se anunciar graduadas. Como podemos levar os supostos beneficiados a se denunciarem e aceitarem sua criminalidade, enquanto tem outros tipos que se somam a esses: os atravessadores e terceirizados? Assim, acabam forçando o fim a justificar os meios.

        Ser conivente com os que escolheram os atalhos não atrapalha efetivamente os intelectuais e estudiosos honestos, cumpridores de currículo escolar do sistema oficial. Disputar vaga em um concurso é como uma tempestade no mar, coloca em prova a nau. Seja qual for sua situação, garanta-se, lembrando-se também: os diplomas não fazem prova de conhecimento efetivo!

        Eu pertenço à esta classe—A, fiz verdadeiramente bons cursos, nunca comprei um diploma, mas não denuncio os tais praticantes, só falo de milagres, deixo os santos no anonimato, prefiro tratar os fracos com mansidão e humildade, estes são os sinais reveladores de minha coerência, fui o primeiro colocado com a nota 9,7 no concurso público da educação estadual, 1998, para esta região, na área de Língua Portuguesa. E o terceiro na educação municipal de Senador Canedo, 2002. Desisti de trabalhar na educação pública municipal de Caldazinha por concurso, pois já trabalhava pela manhã e fazia faculdade à tarde, 1998, ali, também, havia passado em terceiro lugar. Devemos ter todas as boas qualidades: amor, paciência, humildade, bondade, longanimidade; além de conhecimento academicamente sistematizado. Quem sabe, eles resolvem estudar arduamente mesmo depois de ter comprado, no mercado negro, seu diploma! Se você acha que estou dizendo isso tudo ao me exaltar por exaltar, interpretou mal minha crônica! Sabe quais sentimentos ocupam a minha mente nesse momento? São os mesmos de quem bateu em um bêbado! E quando fracassei tive os piores, seriam, os de quem apanhou de um bêbado!

         Para não deixar em branco os de "nível avançado", fiquei sabendo que os mestrados e doutorados do Paraguai devem passar pelo teste de equivalência nas universidades daqui. Eta, indústria...!