QUE MEDO DE SÃO JOÃO ACORDAR !
QUE MEDO DE SÃO JOÃO ACORDAR!
Nasci em Minas Gerais, sou da geração baby-boom. Dizem que as pessoas nascidas naquela década são pessoas espertas, criativas e muito arteiras.
Quanto à esperteza e criatividade não sei, mas que aprontei todas quando criança... Isso sim. Todavia, mesmo os peraltas e curiosos têm medo de alguma coisa. Como todo mundo sabe o povo mineiro sempre gostou de assustar crianças com suas histórias pavorosas.
Um dia a Dona Clara me contou que São João Batista era um menininho e que Deus tinha dado a ele uma bola para segurar e que essa bola seria o planeta Terra. Na noite de 23 de junho, véspera do dia de São João, as pessoas fazem fogueira e soltam foguetes para louvar São João Batista, mas o menininho São João está dormindo.
Então a Dona Clara me disse que se o barulho dos foguetes chegasse até o céu e acordasse o menino São João, ele iria se assustar com o foguetório e derrubar a bola da sua mão, então a bola iria se espatifar no chão e “o mundo ia acabar”.
Passei a minha infância inteira apavorada nas noites de São João rezando para que o menino tivesse o sono mais profundo possível para não assustar-se e derrubar o mundo.
Nossa! Como rezei! QUE MEDO DE SÃO JOÃO ACORDAR!
Wanderlice de Souza Carvalho
Apucarana, 23 de junho de 2010.