SELEÇÃO, UMA PAIXÃO
- Vem cá, menino. Já está demais esta paixão. Você não pensa em mais nada. Seleção. Seleção. É café-da-manhã-seleção. É almoço-seleção. É jantar-seleção. A cada Copa é a mesma coisa. Três álbuns de figurinhas completos (não falta nem aquela figurinha difícil – o Ronaldinho). Time de botão novinho em folha. Uniforme completo (nº 1, nº 2 e de treino). Posters por toda a casa (não dá para tirar este do Adriano me olhando aqui no banheiro?). E esse pijama que mais parece uma camiseta do Júlio César? Até falar dormindo você anda (não sonha mais com a Camila Pitanga, só com Juan e Lúcio, é ruim, hein?). Segura pelo menos na missa de domingo (pegou mal quando o padre pediu para ler o Evangelho e você começou com “naquele tempo disse Dunga aos seus discípulos...”).
Olho no espelho e tenho que concordar comigo mesmo. Esse menino que mora dentro de mim e desperta a cada quatro anos é assim mesmo., torcedor apaixonado, fã de carteirinha, coração verde-amarelo, brasileiro no mais puro estado de graça. Esse menino que mora dentro de mim, sessentão nas horas vagas, vai ser mais um entre o meninos de todas as idades que irão vibrar, torcer, xingar, chorar, sofrer e brincar com seus filhos e com seus netos no embalo desta paixão que nos move e que no une – A Seleção. Esse menino sou eu e é você, é essa multidão de Joãos e Josés, de Terezas e Marias, de pretos, brancos, vermelhos, amarelos, de roxos de paixão, de nem-sei-quantos-milhões-em-ação-prá-frente-brail-salve-a-seleção. Esse menino é uma pátria inteira que se emociona com um grito de gol e que renova a cada Copa toda a esperança de que, um dia, seremos, como essa Seleção que nos apaixona, Campeões do Mundo.