Sonhar não é esperar
 
     Sonhar é muito bom. É o primeiro passo para as grandes realizações. Mas sonho sem ação é apenas um atalho para a frustração.

     Empreender sonhos não é obra do acaso. Requer gestos conscientes. Lute pelos seus sonhos para não ser mero coadjuvante dos sonhos de outros.


     Sonhar sem agir, parece desnecessário. Nossa vida é única e rara. Se sonhamos, devemos movimentar nosso presente na construção de nossos sonhos.


     Sonhar, unicamente sonhar, está muito próximo da esperança. A esperança é uma inimiga da felicidade, posto que não vivemos o presente, na falsa esperança de que no futuro teremos o que sonhamos. A esperança por si só, em minha visão é frágil. Sua fraqueza deriva do fato de que depositamos no futuro o desejo de ver atendido nossos sonhos. Esta esperança frágil, é aquela que alguns religiosos possuem ao acreditar que alguém vai fazer nossos sonhos virarem verdade. Desta forma eu acredito ser a esperança, pura, o mais curto atalho para a frustração.


     Antes que alguns sérios religiosos desejem me torturar, se a esperança estiver atrelada a muito trabalho, esforço, vontade, ações e comportamento pró-ativo, este comportamento não é o que me referia a pouco como a fraqueza da esperança. Este seria o comportamento dos homens sérios, que buscam construir a eternidade de seu presente.


     Vivemos o presente. Apenas por nossos gestos, ações, comportamento, desejo real de construir, e através de nosso esforço e vontade, poderemos fazer com que nosso presente que está por vir a ser, seja conforme o presente que estamos construindo. 


     Construir nosso presente é o que de melhor podemos fazer para nós mesmos, e ajudar os nossos semelhantes a construírem os seus, é ainda mais importante para a bem aventurança social e humana.


     Somente o sentido de HUMANIDADE nos diferencia dos demais seres viventes nesta terra. E HUMANIDADE é difícil de construir. Esperar que ela venha de fora de nosso ser, é uma falaciosa utopia.


     Ela necessita ser descoberta em nosso interior, e construída, passo a passo, suor a suor, vitória a vitória, suportada por uma ética da VIDA.


     No Aurélio a palavra Esperança está definida como o ato de esperar o que se deseja.
     A esperança supõe a chegada de algo desejado.


     Por isso, eu tenho para mim, que a esperança, pura e simples, é um comportamento dos fracos, daqueles que não têm coragem de sair a luta e desbravar seu espaço. A esperança pura, é um atalho para a frustração. A esperança pura é passiva, ela decorre do ato de esperar.


     Um ser Humano não deve ser passivo, ele tem que ser parte ativa e atuante de sua própria vida, de sua própria jornada. Assim esperar não deve ser um dos atributos que dignifiquem a humanidade. Correr atrás, construir, buscar, tentar, aprender, errar e aprender com os erros, planejar e por em prática seus planos, isso sim dignifica o homem. 


     Poderemos nunca alcançar o que desejamos, mas se trabalharmos com afinco não teremos tempo para ficarmos nos remoendo e culpando a vida por nossos fracassos. 


     A vida é um turbilhão agitado de fatos aleatórios. Somos hoje parte de fatos que sequer tivemos participação. Jamais devemos nos culpar como incompetentes, se estivermos fazendo o nosso melhor para alcançarmos o que for minimamente justo para a sociedade e para nossa mãe Gaia Terra.

Estaremos, assim, tão envolvidos na construção de nosso presente, que aceitaremos o que temos, pois ele será a matéria-prima básica para continuarmos construindo nossa eternidade presente.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/06/2010
Código do texto: T2333837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.