INVERNO NO SUL
"Moro num país tropical..." _ Jorge Ben Jor e Wilson Simonal compuseram essa música em 1969. Um País de extensão continental, bonito por natureza, mas tão grande que inicia quase no extremo sul da América e atravessa a linha do Equador. Por isso mesmo, um País de diferenças climáticas flagrantes. Quem nunca veio ao sul do Brasil, só tem uma vaga idéia de como são flagrantes essas diferenças. Porque, no Sul, o Brasil não é tropical. Tropical pressupõe calor o ano todo... Não é de admirar, portanto, que sendo territorialmente imenso, um país apresente diversas peculiaridades regionais e o clima é uma delas. Aprendemos isso na escola e qualquer criança sabe disso.
Não pretendo dar uma "aula" sobre as diferenças climáticas brasileiras. Não. Quero falar do inverno sulino. Para quem só conhece nosso inverno pela televisão. O inverno que está iniciando.
O inverno, visualmente, é uma estação bonita. A paisagem se transforma em verdadeiro cartão postal, principalmente na serra. Lembra alguns países europeus. Os campos ficam brancos de geada. As manhãs ensolaradas são brilhantes, o ar fica mais puro, as noites estreladas. As pessoas ficam mais bonitas nos seus casacos, mantas, botas... É lindo de ver tanto a natureza, quanto o desfile de mulheres bonitas nas ruas das cidades.
Ponto. Aqui acaba a beleza! Porque o inverno, como tudo na vida, é dual. Temperaturas próximas ou abaixo de zero graus que enregelam os ossos, que entorpecem as mãos, trincam a pele do rosto, ressecam os cabelos. Dias de neblina intensa dificultando a visibilidade dos motoristas. Garoa fininha. E o vento! Ah! O famoso minuano que provoca lágrimas nos olhos e que, aliado à chuva, revira do avesso sombrinhas e guarda-chuvas. As pessoas se ressentem do frio. Resfriados, gripes, doenças pulmonares. Os moradores de rua, os paupérrimos, os pobres em geral, sofrem. Muitos morrem.
Para quem pode, tem o lado bom, como sempre. Uma lareira, um bom vinho, chocolate quente, foundue... Para os desvalidos da sorte só resta esperar e rezar para sobreviver.
Escrevi esta crônica com a finalidade de mostrar que o inverno é pernicioso em termos de saúde pública. Por isso pergunto: porque o governo não estende a vacina contra a gripe para todas as faixas etárias da população do sul do Brasil? Teria gastos menores que os provocados pela falta das pessoas ao trabalho devido às doenças...