Os sete dons do Espírito Santo na sociedade atual

Semanas atrás eu considerei importante arrumar uma brecha para conversar com as minhas crianças da catequese sobre os sete dons do Espírito Santo.

Vivemos em uma sociedade agitada e absorta no corre-corre diário do trabalho e do estudo que poucas horas sobram para o lazer e raras horas sobram para aprofundarmos a nossa consciência religiosa e cristã.

Diversas vezes não questionamos as nossas atitudes e não refletimos a respeito dos dons que nós temos. Penso que até existam pessoas que imaginam não possuir dom algum.

Porém, todos nós possuímos os dons do Espírito Santo. Alguns percebem e outros não percebem a existência deles. No entanto, esses dons são necessários para a construção de uma sociedade de paz, de justiça e de solidariedade.

O problema é que não encontramos tempo para olharmos para dentro de nós mesmos. Não formulamos algumas questões básicas como: Quem sou eu? O que gosto de fazer? O que gosto de ver? Estou vendo os meus familiares e as pessoas que me rodeiam? Eu consigo enxergar as minhas fraquezas? Responder essas perguntas auxilia na identificação dos dons que possuímos.

Cientistas dizem que não utilizamos nem a terça parte da capacidade do nosso cérebro.

Penso que também não utilizamos nem a terça parte de nossos dons. A maioria deles nós deixamos escondidos no quarto do nosso medo.

A inteligência é um dom que todos nós possuímos (excetuando as pessoas privadas por algum tipo de doença ou síndrome), contudo alguns a exercitam em maior grau e por isso se tornam mais inteligentes. Todavia, os que exercitam pouco a inteligência não deixam de ser inteligentes. No momento que quiserem exercitá-la compreenderão a força que possuem.

A sabedoria é um dom bastante procurado e muito confundido na nossa sociedade atual. Algumas pessoas pensam que ter sabedoria é conseguir se “dar bem na vida”, saber tudo que possa conduzi-las ao sucesso pessoal e profissional. Contudo, a sabedoria não é singular. A sabedoria é plural. A sabedoria retrata o bem comum, a felicidade e a realização de todas as pessoas. Se ela for dirigida para o lado individual e promover a felicidade e a realização particular em detrimento da felicidade e realização coletiva, deixa de ser sabedoria e se torna a popular e conhecida “esperteza”. Utilizar esse dom de forma correta nos dias de hoje está cada vez mais difícil.

A ciência é um dom que na maioria das vezes vem também sendo mal utilizado.

Poucos utilizam a ciência para ajudar a humanidade. É como se ela fosse uma imensa chama de luz a iluminar uma sala repleta de lâmpadas e refletores. A permanência dela na referida sala é totalmente desnecessária, pois o correto seria que ela ocupasse uma sala imersa na escuridão, um lugar que necessitasse verdadeiramente de sua luz.

O dom do conselho acompanha os psicólogos, mas pode nos acompanhar se entendermos que aconselhar é sinônimo de incentivo à pessoa para se conhecer melhor e descobrir por si própria o caminho adequado a seguir. Temos o defeito de achar que os nossos pontos de vista podem ajudar a resolver as dúvidas de outra pessoa. É sempre bom andar com as próprias pernas.

A piedade é um dom que humaniza. Estamos tão acostumados com as notícias de crimes horrendos, com a miséria, a dor e a fome alheia que o nosso coração aos poucos vai se revestindo de uma couraça de ferro e assim nos torna menos humanos e mais frios, semelhantes às máquinas. Precisamos desse dom para continuar humanos.

O dom do temor de Deus não significa ter medo de Deus. Significa reconhecer a existência Dele e respeitá-lo como Ele merece. Esse dom despe uma boa parte da nossa arrogância e nos coloca na posição reconfortante de filhos do Pai Maior.

A fortaleza é um dom que não pode ser desprezado. Através desse dom conseguimos nos manter firmes em nossos objetivos. A fortaleza nos anima e nos ajuda a vencer quaisquer barreiras e obstáculos.

Creio que os sete dons do Espírito Santo estejam na alma de todo ser humano. A diferença é que alguns os reconhecem e os utilizam devidamente. Outros os ignoram por completo ou os utilizam de forma indevida.

Quando reconhecemos os dons do Espírito Santo e fazemos bom uso deles, ajudamos na construção de uma sociedade muito melhor.

Quando ignoramos os dons do Espírito Santo e fazemos mau uso deles, ajudamos a construir uma sociedade no meio do caos.

Falei para minhas crianças da catequese que não é pura coincidência a pomba branca ser símbolo da descida do Espírito Santo igual é da paz e do anúncio de terra para Noé na sua arca.

Se a humanidade reconhecesse e fizesse bom uso dos dons do Espírito Santo, esse mundo seria completamente diferente.

Teria paz, a certeza de um recomeço sem ódio, cobiça, preconceitos, desamor e tantos outros sentimentos responsáveis pelo dilaceramento e destruição da nossa sociedade e do nosso mundo atual.