RODRIGUES TATU, JOGADOR DA COPA DE CINQUENTA.DO PALMEIRAS E DO FLUMINENSE

Estávamos no ano da graça de 1981. A Avenida do Estado era o local onde estava situada a empresa na qual eu trabalhava. Sempre nos horários de almoço, para fazer uma melhor digestão, seu Avelino, o nosso chefe, Florêncio e eu, costumávamos andar pelas ruas ao redor do nosso prédio, e, às vezes entrávamos em um desses bares da rua Odorico Mendes para jogar uma partidinha de sinuca. Na verdade, eu era um grosso na acepção da palavra e estava aprendendo a jogar. De vez em quando dava umas cacetadas nas bolas e acertava algumas na sorte.

Era um jogada especial, pois a última tacada seria minha. Era o tal de match - point. O bar estava lotado de pessoas inclusive de alguns pinguços.

Dei a tacada que seria a glória mas errei!Joguei a bola para o lado de fora da mesa e do bar.O Florêncio foi até a rua, recuperou a bola a colocou no local e disse: Tenta de novo ! Tentei de novo e novamente errei. A platéia ali do bar estava em silêncio, concentrada e olhando para mim, o taco e a bola. Parecia uma torcida na expectativa da cobrança do último pênalti! Com uma platéia assim, eu estava mais angustiado do que o goleiro na hora do gol. Errei de novo. Diante de uma platéia estupefata, indignada,já fazendo comentários negativos ,lembro-me do Florêncio dizendo-me que, enquanto eu não acertasse, não iríamos embora. Joguei novamente e pasmem! e novamente errei.. Eu estava desarvorado com a expectativa da platéia ali no boteco. Diante do meu último erro, um senhor troncudinho, nariz grande, rosto avermelhado, cabelos ralos e grisalhos,inconformado gritou: Vai ser burro assim nos infernos! Confesso que fiquei irritado. Florêncio nos aconselhou a retornarmos para o trabalho,já que a nossa hora de almoço já havia terminado.O dono do bar que já nos conhecia, pediu-nos para não ficarmos nervosos e nos perguntou: - Sabe quem é este homem que xingou agora?-Não! Respondemos em uníssono..

- É o Rodrigues Tatu e ele não fez por maldade!. Mas quem é este tal de Rodrigues Tatu? Perguntamos. - Foi ponteiro do Palmeiras, do Fluminense e fez parte da seleção de cinqüenta, completou o garçom e dono do boteco.O próprio Rodrigues se desculpou comigo,colocou a mão no meu ombro.- É que torci tanto para você matar a bola que não me aguentei! Completou.

O Florêncio naquele mesmo dia,à noite, conversou com o seu sogro que confirmou tudo. Seu João que fora jogador amador do Corinthians conheceu o Rodrigues Tatu e disse que de fato ele era um grande ponteiro e havia brilhado no Palmeiras ,no Fluminense;na seleção nem tanto. A partir daí surgiu, uma pequena amizade entre Rodrigues e nós. Ele nos contou que já teve muito dinheiro e muitas mulheres e que gastou tudo mas que não se arrependia de nada. Mesmo levando uma vida péssima naquele momento. Ele me havia prometido que contaria para mim detalhes da seleção e da copa de cinquenta,o principal motivo e ou motivos que levaram a termos uma derrota humilhante no Maracanã, calando o Brasil inteiro.Não sei como as lágrimas não inundaram o gramado naquele dia,pois a torcida chorou de mais.- Disse Rodrigues. Hoje até penso metaforicamente se as lágrimas tivessem alagado o gramado do Estádio Mário Filho,como aconteceu recentemente,em razão das fortes chuvas que caíram no Rio deixando o gramado do Maracanã alagado.

Inclusive eu havia comprado um gravadorzinho para registrar tudo, mas Rodrigues Tatu havia deixado de comparecer ao bar, e nem o dono, que o conhecia há bastante tempo, sabia do seu paradeiro.

Alguns dias depois, assisti a uma reportagem em um programa de TV, a notícia do precário estado de saúde e o estado de miséria em que se encontrava o Rodrigues Tatu. Meses depois a sua morte era anunciada, também pela TV, e a minha gravação da história da copa de cinquenta apenas ficou na expectativa e na vontade.

O Rodrigues Tatu fez parte também do elenco do Palmeiras que conquistou a Copa Rio no Rio de Janeiro em 1951 , primeiro título importante do futebol brasileiro após o fiasco do Maracanã na copa de 50.

È o que há.

Deífico colaborador do Blog Lírio Urbano.