AJUDA-TE QUE O CEU TE AJUDARA
Desde menina escuto essa frase, "ajuda-te que o ceu te ajudara" e cada dia mais ela se torna verdadeira para mim.
Fico observando na pratica como ela faz sentido.
Se nao houver empenho, determinacao, perseverança, boa vontade, disciplina, coragem, etc e tal.... em cada um de nos, nao ha ajuda que de jeito a coisa alguma.
Faz pouco tempo, participei de um ciclo de palestras, onde tive a oportunidade de assistir expositores, muito capacitados cada qual no assunto que discorria.
Os neurocirurgioes, trouxeram, os avanços na tecnologia a serviço da ciencia, salvando vidas.
Os oncologistas, mostraram as mais recentes descobertas em torno da seria doença que e o cancer.
Mas como ultima apresentaçao, tive o privilegio de conhecer uma excelente expositora, trazendo uma palestra Motivacional.
Dentre tantas e tantas coisas maravilhosas ventiladas por ela, uma frase ficou em meus ouvidos, e tenho empregado demais em minha vida, e multiplicado como posso esse dinamico pensamento.
A frase e : "NADA MUDA SE EU NAO MUDAR"
Comecei a me observar ainda com mais atençao, depois dessa palestra, e busquei encontrar onde eu podia e precisava modificar.
E claro, nao foi dificil encontrar coisas que careciam de mudança.
A primeira que coloquei em pratica foi, trocar a frase, que era usual falar: "Acho dificil aprender ingles"
Me dei conta, que nem sequer havia tentado, entao como podia ja ter rotulado a mim mesma com esse pensamento.
Mudei, arregacei as mangas, e estou firme, determinada, cheia de vontade, disciplina, e bastante surpresa comigo mesma, pois em tao pouco tempo, fiz um avanço importante.
Em minha ultima viagem visitando meu filho, ele ficou surpreso com o que conquistei, com o idioma ingles.
Montei tambem varias palestras, com o tema "NADA MUDA SE EU NAO MUDAR".
E tenho usado, nos trabalhos do terceiro setor que faço, com isso tentando multiplicar esse conhecimento, tao importante e verdadeiro para um numero grande de pessoas.
Nao adianta reclamar, lamuriar (alias essa nao e minha praia) se auto-flagelar, ter auto-piedade, nada disso funciona.
"Nada muda se eu nao mudar" e uma verdade. Talvez o outro que nos incomoda, tambem precise mudar.
Porem nosso compromisso primeiro de mudança e conosco mesmo.
E como ja disse William James, considerado o pai da psicologia americana: " A maior descoberta da minha geraçao, foi entender que, o ser humano pode mudar tudo, simplesmente mudando suas atitudes "