DESFAZENDO A MALA
Acabei de desfazer a mala.
Voltei ontem de viagem, onde fui rever o filho querido, que mora distante dos olhos, mas nunca do coração.
Ao executar a tarefa, nao pude fugir de comparar a emoção diferente, que sinto ao fazer e desfazer uma mala.
Vinte dias atrás, quando colocava minhas roupas e objetos de uso na mala, minha motivação, alegria, ânimo, expectativa, beirava a mesma que vivi em natais remotos de minha infância saudosa.
Hoje, ao desfazê-la, também vivi sentimentos parecidos com o que sentia. Via o dia de natal tão esperado, passar rápido, e uma melancolia me invadia, pensando que o mesmo demoraria trezentos e tantos dias, para acontecer novamente.
Claro, o tempo de espera para outra viagem acontecer nao será de trezentos e tantos dias. Será de de três meses, pois outra já está agendada.
Mas, quase cem dias sem ver o filho, é mais que trezentos e tantos dias, para ver de novo o papai noel.
Fazer e desfazer são palavras apenas, e muito parecidas, seriam iguais nao fosse o acrescimo do "des" ou a ausência do "des" como queiram.
Para mim, fazer a mala significa matar a saudade, passear, rir, abraçar, beijar, contar e ouvir ao vivo e a cores as novidades.
Ver de perto a vida, a casa, o trabalho, o progresso, a realização do filho. Viver mesmo que por poucos dias sua rotina, conhecer a cidade pela sua otica de morador.
Com emoção ir conhecer seu local de trabalho, admirar o que aquele menino, de tempos atrás se tornou.
Já "desfazer a mala" tem sabor tão diferente, a emoção é outra.
Não há expectativa no desfazer, só a tarefa a realizar.
Não há motivação só a mecânica do ato em si.
Quando acabei de desfazer a mala, olhei para ela ali, em cima da cama, vazia.
Uma leve melancolia apertou meu coração.
Mas, foi só por poucos momentos, pois logo a lembrança de tanta coisa boa e essencialmente verdadeira, que a viagem me possibilitou, encheu minha alma de gratidão e ternura.
E pensei que a mala agora vazia, logo se encherá de novo, e me acompanhará, para matar essa tal de saudades, que machuca tanto o coração de mãe.