Respeito e consideração

Muitas pessoas se julgam importantes pelo que têm, esquecendo-se do que são. Outro dia, dentro de uma empresa que visito com freqüência, ouvi a recepcionista dizer que sou uma pessoa educada e que ela gosta quando chego por lá. Claro que isso jamais se dá pela beleza física que me falta, mas pela consideração e pelo amor que tenho.

Faço questão de cumprimentar todas as pessoas olhando nos olhos, com um sorriso abastado e generoso nos olhos e, quando estou no telefone, falo sempre pausadamente para ter a certeza de que estou sendo bem compreendido. E o mais importante de tudo isso é que procuro nunca interromper o interlocutor, quando ele está falando.

Falar é um ato de prazer, que poucas pessoas percebem nos outros. Quando alguém está falando ela está ligada ao seu sentimento, expressando o seu pensamento através de palavras, usando a sua fonética. Todo o seu sistema está imbuído neste afâ. Quando ela é interrompida, corta-se a sua ligação interna e ela perde esta conexão. Isso é ruim.

Se quisermos firmar verdadeiramente um contato é necessário escutar o que o outro tem a dizer e complementar no rumo da conversa, pois mudar o assunto indica falta total de respeito e consideração com o próximo. Isso é princípio básico de boa cidadania, que muitos desconhecem, ou se sabem menosprezam e perdem com isso no seu dia a dia.