CRENDICES, IGNORÂNCIA E CIÊNCIA

 
Antoni BigCuore*
 

 
 
Deitado no sofá, como de costume quando faço minhas orações, minha esposa Vera, estava falando de uma moça mal resolvida emocionalmente de nosso coral, onde cantamos.
 
Daquelas que se fazem papel de “vítima” (a análise transacional explica muito bem isto). Porque, na verdade, somos todos atores. Uns representam bem outro mal. Todo nós temos um “script” a desempenhar em nossa vidas.
Já dizia,senão me engano, W.Shakespeare, “a vida é um palco e nos somos os atores”.
 
Como o pensamento pula que nem macaco,(rss),lembrei-me das crendices e superstições do meu tempo de criança, tais como: leite com manga mata!; não deixe um gato preto passar à sua frente que dá azar, etc.etc.
 
Daí minha esposa lembrava alguns casos de sua adolescência. ___”A noiva quando entrar na igreja, não pode estar sorrindo, pois pode parecer “assanhada”;
 
 ____”Mulher não pode ficar na cama, até tarde pela manhã”, que também denota ser “assanhada”...rssssss.
 
Eu me lembro também em minha cidade natal, Ourinhos, (Sp.Sp.), quando menino “os crentes” (evangélicos assim chamados na época), diziam que o mundo iria acabar no ano 2.000!!!
 
Hoje dou gargalhadas quando me lembro disto!!! Pura crendice!. Do ano 2.000 para cá, quando fiz um curso bíblico e peguei o gosto pela palavra de Deus e, desde então, a leio religiosamente todos os dias, pesquisei a Bíblia e não existe data de nada, mormente sobre fim de mundo.
 
 O que existe é no evangelho (vede em Mateus, capitulo 24 e Marcos 13, versículos 1 e 2.) a frase de Jesus, quando os discípulos lhe perguntam sobre as pedras do templo. Ele lhes responde que não iria ficar “pedra sobre pedra”.
 
Mas tal profecia se referia à Jerusalém nos anos 66 e 70. E Jerusalém foi, de fato, destruída conforme profetizou Jesus.
 
 Quanto ao fim do mundo, disse Ele, compete somente ao Pai. Só o Pai sabe. Veja que nem o Mestre se atreveu a dizer quando seria o fim.
 
Disse Jesus: “O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras não desaparecerão”.(31)
“Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos no céu, nem o Filho. Somente o Pai é quem sabe”.(32).(Cf.Evangelho Marcos, cap. 13, vers. 31-32)
 
Tenho plena convicção de que o que existe, são fim dos tempos e não fim do mundo!. O mundo acho que nunca acabará!. Acabam-se os tempos e, depois, surgem outros.
 
 No caso do dilúvio foi um tempo. Assim como acho que estamos também no fim de outro tempo. Os eleitos que sobrarem formarão uma nova sociedade, um novo tempo.
No livro do Apocalipse, diz...”eis que faço novas todas as coisas”...
 
Existe a chamada sabedoria popular, bem como as crendices populares. A sabedoria é inteligente, e tem a sua lógica própria. Mas a crendice...vixi mãe! Socorro!(rssss)...
 
Aprendi com meu avô a admirar a ciência. A ciência existe para o homem para que ele possa viver melhor. Para explicar os fenômenos que a mente comum, não consegue explicar!.
Por isso, que me recorro a ela sempre!. Quando uma verdade foi testada e provada cientificamente, aí sim, eu a adoto como verdadeira.(sobretudo sobre alimentação que pesquiso muito a respeito e a medicina ortomolecular).
 
Mas, admitamos, a crendice não some da alma de um povo!. Bem ou mal, ela existe e temos de conviver pacificamente com ela. Só que eu não a adoto! Rssss

É isto! Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seu coração! E obrigado pelo carinho de sua atenção para com meus textos!
 
 
(*) autor é Escritor, cantor e compositor em Sp.sp. texto inspirado em sp.sp., 19.06.2010, sábado, às 9,55 hrs.).